Seu Jorge comenta ataques racistas em show: ‘Não vi nenhuma pessoa negra no jantar’
Justiça Racismo

Seu Jorge comenta ataques racistas em show: ‘Não vi nenhuma pessoa negra no jantar’

Seu Jorge usou seu perfil no Instagram para comentar os ataques racistas que recebeu durante sua apresentação no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), na última sexta-feira (14).

O cantor publicou um vídeo diante de um telão com a bandeira do estado e relatou o que aconteceu no evento de reinauguração do Salão União, que passou por reformas este ano.

“O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista (…) Particularmente, não vi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que, uma coisa que me causou muita espécie, eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show”, relatou o cantor.

Seu Jorge agradeceu o apoio que recebeu dos fãs de Porto Alegre e de outras regiões do país.

“Não era a cidade que eu reconheci, a cidade que eu comecei a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conhecia (…) Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil”, disse.

O caso foi levado à Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, que instaurou inquérito policial pelo crime de racismo, que independe de representação por parte da vítima. Imagens de segurança do clube também serão analisadas.

Em nota, o Grêmio Náutico União se manifestou sobre o assunto:

“O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação.

Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho.”

Fonte: Bahia Noticias | Foto: Reprodução/Instagram