Até o dia 5 de abril, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) promove mutirões de limpeza no Parque Municipal Lagoa das Bateias, nos bairros Urbis VI e Vilas Serranas, além da Avenida Brumado e do Cemitério do Kadija. Paralelamente, a operação Cata-Bagulho estará no loteamento Leblon nos dias 1º e 2 de abril e seguirá para o bairro Kadija entre os dias 3 e 7.
Os serviços ofertados incluem roçagem, capinagem, retirada de terra, poda de árvores, limpeza de praças, lavagem de vias e pintura de meio-fio, quando necessário.
Na última semana, as ações atenderam o loteamento Morada dos Pássaros, Comveima I e II, Miro Cairo (unidades do Minha Casa, Minha Vida), Avenida Brumado, Urbis I, II e III, além do distrito de Inhobim e do Parque Municipal Lagoa das Bateias.
A poda de árvores foi realizada no bairro Guarani, na quadra do Jurema, na Rua Deusdete Amaral, na Rua A, no bairro Boa Vista, e na Avenida Frei Benjamin, próximo à esquina com a Avenida Aracaju. Já a Operação Cata-Bagulho garantiu a remoção de resíduos inservíveis nos bairros Recreio e Candeias.
De acordo com dados da Sesep, entre janeiro e fevereiro foram coletadas 5.257 toneladas de resíduos da construção civil (entulho) e 49 toneladas de resíduos volumosos (Cata-Bagulho).
Mutirões de Limpeza
Os mutirões ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, e aos sábados, das 7h às 13h. As ações são planejadas pela Sesep com base nas solicitações registradas na central de atendimento e nas necessidades observadas pelos técnicos da secretaria. Veja abaixo os locais atendidos nos três primeiros meses do ano:
- Av. Integração
- Alvorada
- Cemitério do Kadija
- Residenciais MCMV (Vila Sul e Vila Bonita, Margarida, Campo e Campo Verde, Lagoa Azul,
- Jacarandá, Pau Brasil, Acácias, Vila Elisa)
- Distrito Industrial
- Lagoa das Bateias
- Ginásio de Esportes
- CEMAE
- Guarani
- Terras do Remanso
- Av. Luiz Eduardo
- Av. Bartolomeu de Gusmão
- Av. Rosa Cruz
- Av. Ivo Freire Aguiar
- Av. Modelo
- Ponte Alto Boa Vista
Urbis I - Comveima I
- Glauber Rocha
- Av. Juracy Magalhães
- Morada dos Pássaros
- Av. Genésio Porto
Operação Cata-Bagulho
A Operação Cata-Bagulho é responsável pela remoção de objetos de grande porte que não são recolhidos pela coleta domiciliar, como móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, pneus e garrafas. Além de garantir a limpeza das vias públicas, a ação também contribui para a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A seguir, confira os lugares onde a operação já foi realizada:
- Vila da Conquista
- Conveima I
- Morada Real
- Jurema
- Alto da Colina
- Urbis IV
- Laje Grande
- Bate Pé
- Residencial Vila Sul e Vila Bonita
- Residencial Europa Unida e América Unida
- Residencial Campo e Campo Verde
- Sumaré
- Recreio
- Patagônia
- Brasil
- Ibirapuera