Sesep e Seinfra conversam com barraqueiros sobre obra de drenagem
Executivo Poder

Sesep e Seinfra conversam com barraqueiros sobre obra de drenagem

Autor: PMVC | Foto: PMVC

Os comerciantes autônomos que têm barracas no calçadão da Praça da Bandeira e na Travessa dos Artistas foram realocados para a frente do Mercado Municipal de Artesanato nesta semana. A mudança se deve à obra de drenagem que será iniciada na Travessa. Para esclarecer dúvidas dos comerciantes e anunciar outras novidades, membros da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) estiveram no local na manhã desta quarta-feira (3).

O Secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira explicou como essa obra vai ser importante para toda a população de Conquista, especialmente para os comerciantes e vendedores autônomos da região. “Nós fizemos um esforço imenso, financeiro e técnico, para incluir melhorias aqui nessa região. Com o serviço de drenagem, nós vamos captar mais água. Vamos conseguir aumentar muito a capacidade de absorção e fazer com que essa água que se concentra aqui, na Praça da Bandeira, passa pela Travessa dos Artistas e invade a Estação seja drenada.” – explicou o secretário.

Os secretários da Sesep e Seinfra foram até a Praça da Bandeira conversar com os comerciantes

A drenagem da Travessa dos Artistas integra o projeto de construção da Estação de Transbordo da Lauro de Freitas. A obra já está em fase inicial.

Os vendedores ficaram satisfeitos com as explicações dadas pelos secretários municipais. “A gente tem que ter segurança para trabalhar. É muito difícil quando vem a chuva, tem que desmontar correndo, muita gente perde mercadoria. Já vi colegas meus perdendo tudo”, contou Cida Meira, que há 12 anos trabalha como autônoma na Praça. “Nós estamos felizes com a posição da Prefeitura. Vai ficar bom tanto pra nós, quanto pro cliente”, concluiu.

“Domingo à noite fizemos toda a sinalização aqui na Praça da Bandeira e a transferência de forma a contemplar a realização da obra e a manutenção das atividades dos vendedores. Estamos aqui hoje conversando com eles e apresentando um projeto muito bom de padronização das barracas”, afirmou o secretário da Sesep, Luís Paulo Santos.

Para Cida, a drenagem trará mais segurança para quem trabalha no local

Padronização das barracas – Além da obra de drenagem, os comerciantes foram surpreendidos por essa outra grande notícia. O projeto de padronização, iniciativa da Sesep juntamente com o prefeito Herzem Gusmão, já está em elaboração na Seinfra. O objetivo é reestruturar as barracas e organizar os corredores, para trazer mais conforto aos comerciantes e consumidores.

“A Prefeitura está tomando todas as providências para fazer um projeto de padronização de barracas aqui, na Praça da Bandeira, para todos eles”, informou o secretário Luís Paulo.

Venilson, que é comerciante na Praça da Bandeira há 27 anos, conta que a reestruturação das barracas é um antigo desejo da categoria

De acordo com Venilson Oliveira, que monta sua barraca há 27 anos na Praça da Bandeira, essa é uma antiga demanda da categoria: “Em termos de padronização das barracas, a gente vinha lutando para fazer essa padronização há muito tempo, e a gente não conseguia por conta de recurso. Como o secretário Luís está aí, de mãos dadas com a gente, pra fazer essa padronização, dar esse suporte pra gente, a gente tá totalmente de acordo.”