Semgi finaliza jornada de Planejamento Estratégico com definição do Plano de Ação como projeto-piloto
Poder Politica

Semgi finaliza jornada de Planejamento Estratégico com definição do Plano de Ação como projeto-piloto

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) finalizou a jornada de Planejamento Estratégico com definição do Plano de Ação para 2025, como projeto-piloto. O encontro aconteceu na sede da secretaria, e contou com a participação de todos os coordenadores.

O planejamento estratégico foi iniciado em outubro de 2024, com a realização de três encontros, quando foram construídos elementos do planejamento. Segundo o secretário de Gestão e Inovação, Romar Barros, no primeiro encontro foram construídos os objetivos estratégicos, no segundo foram identificados os principais pontos da secretaria. Já o terceiro encontro estabeleceu os objetivos estratégicos para potencializar e solucionar todos os pontos. Após a definição dos objetivos, foi montado o plano de ação de todas as coordenações, e homologado na última sexta-feira (7).

Conforme o secretário Romar, o objetivo do planejamento e controle estratégico é alcançar os resultados que estão baseados no plano de governo. “Uma gestão proativa é uma gestão em tempo ágil dos recursos que nós temos disponíveis, então uma vez que você identifica ali quais são as dificuldades e oportunidades, você pode potencializar e apresentar para os munícipes o melhor resultado da gestão dos recursos públicos. É essa garantia de uma boa administração dos recursos públicos atualmente sobre os nossos cuidados, daquilo que foi planejado para alcançar o benefício da comunidade, os seus projetos sociais e de desenvolvimento”, destacou.

No encontro desta segunda-feira, os participantes dialogaram sobre o plano de ação já na ferramenta desenvolvida pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), denominada Gantthub. Por meio do sistema, é possível acompanhar o andamento dos objetivos traçados no plano.

“É um momento bastante significativo para a gente, porque embora já fossem feitos planejamentos estratégicos, a gente percebe que esse é um momento onde cada coordenador e cada gerente tem condição de ver com precisão quais são as tarefas executadas em cada um dos projetos definidos. E um outro ponto que é muito interessante é que a nossa ferramenta chega a linkar a tarefa a ser desenvolvida com um determinado servidor”, declarou o coordenador do CTI, Alexandre Lacerda.

“Essa ferramenta, esse projeto que está sendo desenvolvido é fundamental para que as coordenações realmente possam acompanhar o fluxo das atividades, o fluxo dos processos em tempo real junto às suas gerências. É uma ferramenta que nos possibilita, enquanto gestores, o acompanhamento dos nossos planos estratégicos, das atividades, a resolução de dificuldades. Então, nos dá a condição de efetivar tudo aquilo que a gente tem planejado”, disse Maria Augusta Bahiano, coordenadora de Gestão de Pessoas da Semgi.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC