Semdes oferece assistência técnica aos produtores das hortas comunitárias para aumentar produtividade
Agricultura Agronegocio Poder

Semdes oferece assistência técnica aos produtores das hortas comunitárias para aumentar produtividade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), levouu, durante o mês de setembro, assistência técnica às quatro hortas comunitárias do município, localizadas nos bairros Jardim Valéria, Recanto das Águas, Vila América e Kadija, para aumentar a qualidade dos alimentos e a produtividade.

As assistências são uma forma de refletir sobre os impactos das oficinas e demais assistências prestadas aos agricultores no primeiro semestre de 2023. “O apoio técnico oferecido às hortas comunitárias fortalece a produção local de alimentos saudáveis, promovendo a autonomia e a sustentabilidade dos agricultores envolvidos”, destacou a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros.

Durante o ano, foram oferecidas oficinas de compostagem, adubo orgânico, microrganismos eficientes, húmus de minhoca, biofertilizante biogeo e plantas repelentes no controle preventivo de pragas. As assistências são feitas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), com a participação dos engenheiros agrônomos, João Rubens e Nilma Dias. “De uma forma geral, houve uma melhora visível no aspecto das hortas. É possível perceber que o ataque de pragas diminuiu, a produtividade melhorou e a qualidade também. Visualmente, as hortas também estão mais bonitas. Esse é o resultado de várias práticas que utilizamos nos últimos meses”, destacou João Rubens.

Os agricultores ressaltam como o apoio da Prefeitura tem sido essencial para o desenvolvimento das hortas. De acordo com Gildete Nascimento, agricultora da horta do Jardim Valéria, as oficinas são uma maravilha para o plantio. “Aprendemos coisas que não sabíamos e as hortas ficam cada dia mais bonitas”. Na horta do bairro Vila América, Marlene Silva relata como a produção de alimentos orgânicos tem feito sucesso nas feiras, garantindo que ela e seu marido possam tirar parte do seu sustento da horta. “A Prefeitura tem incentivado o nosso trabalho, por isso tudo que plantamos aqui é orgânico.”

Fonte: PMVC | Foto: PMVC