A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), concluiu esta semana mais uma turma dos cursos profissionalizantes na área de alimentos, voltada para moradores do loteamento Ayrton Senna. A iniciativa, realizada em parceria com o Senai, tem como principal objetivo ampliar as oportunidades de geração de renda e autonomia financeira das famílias atendidas pela política de habitação do município.
Os cursos são voltados prioritariamente para moradores dos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida e para famílias beneficiárias do programa municipal de regularização fundiária Morar Legal. Com aulas práticas e teóricas, os participantes têm acesso à formação profissional gratuita e de qualidade, abrindo novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal.
- A última turma teve mais de 15 alunos
- Pães produzidos ao longo do curso
A oferta de cursos é uma iniciativa da Diretoria de Habitação de Interesse Social da Semdes. De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos Habitacionais, Yasmim Chaves, a qualificação profissional é uma das formas mais eficazes de promover inclusão e transformação social. “Esses cursos representam uma oportunidade real de mudança. Quando uma pessoa se qualifica, ela amplia suas chances de conseguir um emprego, de empreender e de oferecer uma vida melhor para sua família. É um investimento na dignidade e na autonomia das pessoas”, destacou Yasmim.
Os alunos dos cursos também participam de oficinas formativas do programa Acessuas Trabalho, que auxilia com orientações voltadas para a inserção qualificada no mundo do trabalho, auxiliando na construção do currículo, na busca por vagas e até em estratégias para quem deseja empreender. Para a coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, o trabalho articulado entre as equipes potencializa os resultados. “O Acessuas Trabalho tem um papel fundamental nesse processo, porque oferece orientações práticas para que cada participante consiga transformar o aprendizado em oportunidades reais. Além disso, todas essas pessoas podem continuar contando com o apoio do Cras, que está sempre de portas abertas para fortalecer esse caminho de crescimento e autonomia”, afirmou Dayana.
- As coordenadoras Dayana e Yasmim
- Carol
Além da oferta gratuita, a Prefeitura também garantiu transporte para os participantes, facilitando o deslocamento até a unidade móvel do Senai, instalada em frente ao Cras Vila América. Entre os concluintes do curso, a moradora Carol Vieira destacou a importância da formação. “Eu amei a experiência. Foi um aprendizado muito valioso. Todos nós nos dedicamos com o sonho de conquistar novas oportunidades, e ter o apoio da Prefeitura com o transporte e o curso gratuito fez toda diferença”, contou Carol.
Com o encerramento das turmas do Ayrton Senna, a unidade móvel do Senai segue agora para o bairro Jardim Valéria, onde novos cursos serão ofertados à comunidade.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC





