Segurança viária: PRF alerta sobre os riscos de transportar passageiros no compartimento de carga
Policia Rodoviária Federal Trânsito

Segurança viária: PRF alerta sobre os riscos de transportar passageiros no compartimento de carga

Autor: Da Redação/PRF | Foto: Divulgação

Durante o policiamento ostensivo da PRF, visando a prevenção de acidentes, policiais flagram veículos de carga transportando pessoas de forma irregular em seus bagageiros. Essa situação coloca em risco a vida dos transportados por não proporcionar condições mínimas de segurança.

Muitos desses flagrantes acontecem durante o período de safra, onde trabalhadores utilizam desse tipo de transporte com a finalidade de reduzir seus custos de deslocamento entre o local da colheita e o destino da carga, muitas vezes com o conhecimento dos proprietários dos veículos, apesar de saberem dos riscos que correm.

Em caso de uma frenagem brusca, uma mudança repentina de direção, ou mesmo a ocorrência de um acidente, essas pessoas poderão ser arremessadas para fora do veículo o que pode ser fatal.

Transportar passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 230 II, sob responsabilidade do proprietário do veículo, com a perda de 7 pontos na CNH.

O transporte de pessoas deve ser feito de maneira adequada, dentro da cabine de um caminhão ou carro, utilizando corretamente os dispositivos de retenção como o cinto de segurança, ou cadeirinha para crianças de maneira apropriada. Assim, todos estarão devidamente protegidos.

A PRF alerta aos motoristas que obedecer às normas de trânsito, contribui para um trânsito mais seguro. A redução da violência nas rodovias federais depende da participação de todos.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.