Segundo turno tem viradas em cinco capitais no país
Poder Politica

Segundo turno tem viradas em cinco capitais no país

No último domingo (27), 15 capitais brasileiras reuniram seus eleitores para o segundo turno. Em cinco delas, houve surpresa, com a virada daquele que havia saído em segundo lugar das urnas no último dia 6 de outubro.

O caso mais emblemático foi o de Porto Velho, capital de Rondônia, onde Mariana Carvalho (União), depois de sair na frente no primeiro turno com 44,30% dos votos válidos, foi derrotada por Léo Moraes (Podemos), que teve 25,65% e no segundo turno saltou para 56,18, vencendo os 43,82% da adversária. Mariana era apontada como favorita, a expectativa na capital rondoniense, inclusive, era que ela venceria ainda no primeiro turno. Ela chegou a receber apoio do atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) e do governador Marcos Rocha (União). Mas Léo foi registrando um aumento significativo nas últimas semanas, em especial às vésperas do segundo turno.

Em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) foi eleito com 50,37% dos votos válidos, mas também depois de uma virada. André Fernandes (PL) havia saído na frente no primeiro turno, quando obteve 40,20% frente os 34,33% de Evandro. Em Goiânia, Sandro Mabel (União), apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), venceu o adversário Fred Rodrigues (PL), candidato de Jair Bolsonaro. O resultado foi 55,53% para Mabel, contra 44,47% para Rodrigues, que havia vencido o primeiro turno.

Em Palmas, no Tocantins, os eleitores viveram pela primeira vez na história o segundo turno e com virada. Na primeira etapa do pleito, Janad Valcari (PL) havia ficado em primeiro, com 39,22% dos votos. Mas, no segundo turno, foi derrotado por Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que obteve 53,03%. Já em Belo Horizonte, última capital a receber o resultado, também houve surpresa. O atual prefeito, Fuad Noman (PSD) foi eleito 53% dos votos válidos, após ser derrotado no segundo turno por (PL).

Além das cinco capitais, outras sete cidades, das 51 que tiveram segundo turno, contaram com a virada do segundo colocado.

Fonte: M1 | Foto: Máximo Moura/AL-CE/Divulgação/Júnia Garrido