Segundo dia do Enem Digital tem provas de matemática e ciências da natureza
Educação

Segundo dia do Enem Digital tem provas de matemática e ciências da natureza

Autor: Jornal Nacional | Foto: Divulgação

Neste domingo (7) é o segundo dia do Enem Digital, com a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza. O instituto responsável pelo exame promete que os problemas técnicos do primeiro dia não vão se repetir.

A abstenção semana passada foi grande: 68% dos 96 mil candidatos confirmados não compareceram aos locais de prova. E houve problemas técnicos na aplicação dos exames no Amapá, Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais. O Inep, instituto responsável pelo Enem, tranquiliza os candidatos para domingo (7).

“O que aconteceu no primeiro domingo do Enem Digital foi um equipamento que não distribuiu as provas, o problema em todo Brasil foi no mesmo na verdade, nestes 4 locais que tivemos. Ele já foi corrigido imediatamente no próprio domingo às 15hs. Então, para o segundo domingo está tudo pronto, todos os equipamentos foram checados e revistos, estamos prontos para fazer a prova com os 93 mil computadores”, afirma Camilo Mussi, diretor de tecnologia e presidente substituto do Inep.

Quem se sentiu prejudicado no primeiro dia do Enem Digital, semana passada, pode pedir a reaplicação das provas, marcada para acontecer, na versão impressa, nos dias 23 e 24 de fevereiro. O prazo para pedir a reaplicação já começa no início da semana, do dia 8 a 12 de fevereiro. Quem faltar prova por causa de sintomas da Covid deve anexar um laudo do exame médico ao pedido, que é feito na página do participante na internet.

Neste domingo (7), os candidatos vão ter cinco horas para fazer as provas de matemática e ciências da natureza, e devem levar caneta esferográfica de cor preta. Os cuidados com a Covid permanecem. A máscara de proteção é obrigatória e os locais de prova têm que ter álcool em gel disponível. Os computadores também ficam em cabines, que separam um candidato de outro.

Ana Cara tem 18 anos, diz que está segura, tanto para fazer o exame, mais uma vez pelo computador, quanto pela saúde de todos.

“Eu estou me cuidando e eu acredito que todo mundo vai está se cuidando também e a gente também tem a proteção do lugar que a gente está fazendo a prova, está todo mundo seguindo as regras certinho. Então, acredito que amanhã vai dá tudo certo sim e vai todo mundo sair de lá bem saudável como entrou”, diz Ana Clara Gomes.

Para o Ray, que um dia quer virar astronauta, é importante fazer o teste no formato digital. Difícil pensar no futuro sem a tecnologia: “O futuro é isso. O futuro fala sobre a gente usar mais ainda a tecnologia e eu acho muito interessante, porque a gente vai diminuir aí a quantidade do papel. Eu acho que vai ter economia, vai agregar em muitas coisas”, diz.