Mais da metade dos baianos deixa de comparecer ao 2º dia no Enem Digital
Educação

Mais da metade dos baianos deixa de comparecer ao 2º dia no Enem Digital

Taxa de abstenção do estado ficou em 66,70%; cadernos das provas já estão disponíveis para consulta

Autor: JCorreio | Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Na Bahia, o índice de abstenção do segundo dia do Exame do Ensino Médio chegou a 66,70%. Os dados foram divulgados neste domingo (07), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Ao todo, 2.958 de estudantes se inscrevem no estado. Destes, 986 (33,30%) compareceram para a realização das provas que aconteceram no último domingo (31) e hoje (07) também. Quase 2 mil faltaram ao exame (1.972).

Na primeira edição do Enem Digital, a abstenção em todo país na mesma data de prova chegou a 71,3%. Eram esperados 93.079 candidatos, mas compareceram 26.7609 (28,7%) e faltaram 66.370 (71,3%). O número exclui os inscritos no Amazonas (que teve as provas suspensas na pandemia) e candidatos de um local de prova de Macapá, devido a problemas estruturais onde a realização da prova teve que ser cancelada.

Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul tiveram as maiores taxas de abstenção do país: 77,2%, 76% e 75,2%, respectivamente. O objetivo do Inep é tornar o Exame Nacional do Ensino Médio totalmente digital até 2026.

“Esse é o futuro. Nós vamos expandir a aplicação do Enem digital já em 2021 e ampliar essa oferta”, disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes durante a Coletiva de Imprensa. Ainda de acordo com Lopes, a taxa de abstenção era esperada, já que no primeiro domingo de Enem digital, 68% não compareceram.

“Como era projeto-piloto, a primeira aplicação, entendemos que estamos muito satisfeitos com resultado, porque nós conseguimos entregar aquilo que nós nos propusemos. A participação do estudante é uma opção de cada participante, da nossa parte é garantir que as pessoas consigam fazer a prova e se tiver algum problema, garantir a reaplicação”, acrescentou.

Provas
Neste domingo, os estudantes realizaram as provas de matemática e ciências da natureza. A prova começou às 13h30 e terminou às 18h30. Foram cinco horas para responder a 90 questões. No domingo passado (31), a prova foi de linguagens, ciências humanas e redação, com o tema sobre desigualdade regional no Brasil.

Os cadernos de questões foram disponibilizados pelo Inep, responsável pelo exame. Para consultá-los, basta acessar o site do instituto. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (10).