Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre arboviroses para médicos e enfermeiros da rede básica
Poder Saúde

Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre arboviroses para médicos e enfermeiros da rede básica

Como parte das ações de enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya e zika), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, está realizando, nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), a capacitação em Vigilância da Dengue para médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde.

A capacitação, que acontece no auditório do Polo de Educação Permanente do Cemae, aborda temas como epidemiologia, diagnóstico e conduta clínica dentro da Atenção Primária, e tem por objetivo atualizar e tirar dúvidas das equipes de saúde sobre o atendimento de pessoas com sintomas de arbovirose.

“Esse também é o momento de fazer um alerta às equipes de saúde, porque, apesar de não estarmos em situação de epidemia, o vírus continua circulando em Vitória da Conquista. Importante destacar que os agentes comunitários de saúde também estão inseridos neste processo de educação permanente porque entendemos a importância de envolvermos todos os profissionais de saúde na prevenção, diagnóstico e tratamento das arboviroses”, explicou a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima.

Amanda

Durante o evento, o coordenador médico da Atenção Básica, João Augusto Ferraz Flores, falou das ações do município para o enfrentamento das arboviroses, a exemplo da instituição do Comitê Técnico Intersetorial das Arborviroses Urbanas. “No comitê, nós contamos com a participação de representantes de todos os setores da saúde, da sociedade civil, do Ministério Público, porque a Secretaria Municipal de Saúde entende que a demanda da dengue não é só da Atenção Básica. Neste sentido, o município já está organizado para os meses mais críticos de adoecimento por arboviroses, que são janeiro, fevereiro e março”, disse João Augusto.

Carlos

Para o enfermeiro da Unidade de Saúde da Família de São João da Vitória, Carlos Alberto da Silva Oliveira, a capacitação é de grande importância para uma atualização. “Por mais que a gente já saiba como realizar o atendimento de pessoas com sintomas, todo ano tem alguma novidade no manejo clínico. Por isso, é muito importante a capacitação para evitarmos problemas maiores como a epidemia que enfrentamos no primeiro semestre deste ano”, afirmou.

Como eliminar o Aedes aegypti

Para eliminar o Aedes aegypti, é importante esvaziar garrafas pet, potes e vasos, guardar pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, colocar areia nos pratos de vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo e não acumular sucata e entulho.

Sintomas que podem ser dengue

Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC