Com o objetivo de intensificar o cronograma de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) e atualização da caderneta de vacinação dos adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, está realizando vacinação nas escolas.
Nesta terça-feira (15), a equipe de imunização esteve no Colégio Estadual Polivalente, localizado no distrito do Pradoso, onde estão matriculados cerca de 230 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, a diretora da instituição, Cleuma Lopes, destacou a importância da iniciativa. “A equipe vindo à escola facilita bastante, porque os alunos têm a dificuldade de transporte”. A gestora ressaltou ainda que esse é o segundo ano dessa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora municipal de Imunização, Katarina Fontes, lembrou que a iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal, protegendo a saúde da população e garantindo a imunização contra doenças que podem causar complicações graves, especialmente nos grupos mais vulneráveis. Ainda segundo a coordenadora, na quinta-feira (17), das 8h às 14h, e das 19h às 21h, serão imunizados os alunos da Escola Estadual do Campo, no distrito de José Gonçalves.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Naira dos Santos, a vacinação é um reforço das campanhas de conscientização sobre os cuidados com a saúde que são realizadas ao longo do ano. Ela também mencionou que os pais e responsáveis foram informados sobre a aplicação das vacinas. “Muitos deles ligaram e tiraram suas dúvidas, pois ainda existe o mito do por que vacinar?”.
- Kleiton
- Naira
- Cleuma
- Raqueli
Os estudantes aprovaram a iniciativa. Aluno do 2º ano do ensino médio, Kleiton Ferreira entendeu que a vacinação preserva vidas. “Ela também evita passar doenças para outras pessoas e foi uma coisa muito boa ter vindo aqui para a escola”, disse. E Raqueli Viana, do 1º ano, completou: “eu achei uma ação muito importante porque as pessoas estão olhando para o lado dos alunos e têm muitos aqui que moram em localidades distantes”, concluiu.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC