Secretaria Municipal de Saúde leva vacinação para escolas da zona rural de Vitória da Conquista
Poder Saúde

Secretaria Municipal de Saúde leva vacinação para escolas da zona rural de Vitória da Conquista

Com o objetivo de intensificar o cronograma de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) e atualização da caderneta de vacinação dos adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, está realizando vacinação nas escolas.

Nesta terça-feira (15), a equipe de imunização esteve no Colégio Estadual Polivalente, localizado no distrito do Pradoso, onde estão matriculados cerca de 230 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, a diretora da instituição, Cleuma Lopes, destacou a importância da iniciativa. “A equipe vindo à escola facilita bastante, porque os alunos têm a dificuldade de transporte”. A gestora ressaltou ainda que esse é o segundo ano dessa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A coordenadora municipal de Imunização, Katarina Fontes, lembrou que a iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal, protegendo a saúde da população e garantindo a imunização contra doenças que podem causar complicações graves, especialmente nos grupos mais vulneráveis. Ainda segundo a coordenadora, na quinta-feira (17), das 8h às 14h, e das 19h às 21h, serão imunizados os alunos da Escola Estadual do Campo, no distrito de José Gonçalves.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Naira dos Santos, a vacinação é um reforço das campanhas de conscientização sobre os cuidados com a saúde que são realizadas ao longo do ano. Ela também mencionou que os pais e responsáveis foram informados sobre a aplicação das vacinas. “Muitos deles ligaram e tiraram suas dúvidas, pois ainda existe o mito do por que vacinar?”.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. Aluno do 2º ano do ensino médio, Kleiton Ferreira entendeu que a vacinação preserva vidas. “Ela também evita passar doenças para outras pessoas e foi uma coisa muito boa ter vindo aqui para a escola”, disse. E Raqueli Viana, do 1º ano, completou: “eu achei uma ação muito importante porque as pessoas estão olhando para o lado dos alunos e têm muitos aqui que moram em localidades distantes”, concluiu.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC