A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de Imunização, esclarece à população que a vacina meningocócica C foi, temporariamente, substituída pelo Ministério da Saúde pela vacina meningocócica ACWY, e está disponível nas unidades de saúde. Além de mais abrangente que a meningocócica C, protege contra mais tipos de meningite e segue as mesmas orientações e esquema vacinal da meningocócica C, conforme a nota técnica do Ministério da Saúde e de outras secretarias estaduais de saúde.
Principais pontos da nota técnica:
Recomendação de substituição:
Para garantir a continuidade da vacinação infantil, a vacina meningocócica ACWY deve ser usada em substituição à meningocócica C nas crianças, até a normalização da distribuição da vacina C. Ou seja, as doses do esquema vacinal (primeira dose, aos 3 meses, segunda dose aos 5 meses, e reforço aos 12 meses) devem ser administradas com a ACWY.
Esquema de vacinação:
○ Primeira Dose: ≥ 3 meses a < 1 ano (maior ou igual a três meses a menor de um ano)
○ Segunda Dose: ≥ 5 meses a < 1 ano (maior ou igual a cinco meses a menor de um ano)
○ Reforço: ≥ 1 ano a < 5 anos (maior ou igual a um ano a menor de cinco anos)
A vacina ACWY também é recomendada para adolescentes, especialmente em idade escolar (geralmente dos 11 aos 14 anos) ou conforme indicação de programas de saúde pública, como campanhas de vacinação.
Neste mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o repasse de 1000 doses da ACWY, sendo 500 doses no dia cinco de fevereiro e mais 500 doses no dia 20 de fevereiro.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, a vacina contra a meningite é a medida mais eficaz e segura de prevenir casos graves, sequelas e mortes pela doença, que tem alta taxa de letalidade e grande potencial epidêmico”, disse Fernanda, acrescentando que o imunizante está disponível nas unidades de saúde e que os pais não devem deixar de vacinar os filhos na idade certa, porque essa é a única forma de protegê-los.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC