Secretaria Municipal de Educação apresenta Projeto Educan em Webinário Nacional
Educação Poder

Secretaria Municipal de Educação apresenta Projeto Educan em Webinário Nacional

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, participou, na tarde desta sexta-feira (8), do Webinário 5 do 3º Ciclo de Debates Alimenta Cidades, realizado pela Coordenação-Geral de Promoção da Alimentação Saudável do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O evento, que reuniu experiências bem-sucedidas em cinco municípios brasileiros, teve como tema “A Agenda Alimentar Urbana e o que acontece nas cidades”.

Durante o webinário, o coordenador municipal de Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, apresentou o Projeto Educan (Educação Alimentar Nutricional), implantado em 2022, nas escolas municipais. O projeto alcança também as famílias e toda a comunidade escolar, com oficinas de aproveitamento de alimentos e palestras sobre mudanças de hábitos e alimentação saudável.

Segundo Rodrigo Gigante, o município foi selecionado para apresentar o Projeto Educan. “É Vitória da Conquista sendo exemplo para a Bahia e para o Brasil”. Em sua apresentação, ele mostrou os materiais pedagógicos e o plano de curso em Educação Alimentar Nutricional (EAN), elaborado a partir da proposta interdisciplinar e descreveu os princípios norteadores para as ações com as práticas pedagógicas, a interdisciplinaridade.

Ao final, o coordenador apresentou como resultados do Educan, uma maior conscientização e envolvimento das comunidades atendidas, envolvimento intersetorial, diminuição de consumo dos alimentos ultraprocessados, maior aceitação da merenda escolar, maior atendimento aos pais atípicos, além do reconhecimento nacional em duas premiações.

Ele também ressaltou a importância de participar de iniciativas dessa natureza. “Esse reconhecimento nos motiva a avançar em novos materiais, ações e engajar ainda mais escola e comunidade sobre a necessidade de uma alimentação saudável e a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo governo municipal”.

A coordenadora Pedagógica, Adriana Ribeiro, relatou que o primeiro passo para a implantação do Educan foi conhecer a realidade da comunidade e trazê-la para perto. “É o caminhar junto, a troca de experiência, comunicação nas escolas. Priorizamos conhecimento e consequentemente veio a sensibilização. Os colegas abraçaram a causa. Nós direcionamos, estruturamos o projeto. Não é engessado, mas amarrado. Começou no chão da sala de aula, na horta escolar, na merendeira. Na alimentação escolar, a comunidade precisa estar envolvida. O desafio maior é com as famílias, porque a criança tem a consequência alimentar do que aprende em casa, mas temos conseguido bons resultados”.

A moderação foi realizada por Lorrana Grimes da Coordenação-Geral de Promoção da Alimentação Saudável (CGSAU/DESAU/SESAN/MDS). Também participaram as cidades convidadas Brasília, abordando sobre o Horto Agroflorestal; Caucaia sobre o PAA Indígena; Caxias do Sul com Pontos de Safra; e Niterói om Moeda Solidária.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC