Secretaria do Meio Ambiente apoia iniciativa para promover sustentabilidade na região cacaueira
Agricultura Agronegocio Poder

Secretaria do Meio Ambiente apoia iniciativa para promover sustentabilidade na região cacaueira

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) marcará presença no lançamento do Projeto-Piloto CompensAção Cacau + Floresta, que ocorrerá no próximo dia 9, no município de Ibirapitanga, no sul da Bahia. O evento, além de apresentar o projeto e planejar as ações de 2024, vai reunir as instituições parceiras do projeto. A Sema, que participou ativamente na concepção do piloto, fará parte do comitê consultivo.

O CompensAção, cujo objetivo é estabelecer condições propícias para promover dinâmicas de governança que facilitem a transição agroflorestal em áreas de cultivo de cacau, visando aumentar a resiliência e os benefícios econômicos, ao mesmo tempo, em que mitigar a degradação florestal e o desmatamento na região cacaueira da Bahia, terá um custo de 4,9 milhões de dólares para um período de quatro anos (2024-2027).

A meta do projeto é reduzir a pobreza rural beneficiando 1.600 famílias de agricultores familiares e impactar uma área de 10.700 hectares na recuperação de ambientes naturais e produtivos. Para isso, o projeto irá promover o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), vinculado à cadeia produtiva do cacau livre de desmatamento na Mata Atlântica do sul da Bahia.

Fonte: Ascom/Inema | Fotp: Ascom/Inema