Centenas de mudas de umbu gigante que serão distribuídas para agricultores familiares durante o mês de novembro estão sendo preparadas na fazenda experimental de Pedra Mole, região de Bate Pé. Mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), a fazenda possui cerca de 800 pés de umbu, distribuídos em 10 hectares.
A distribuição de mudas faz parte das ações da SMDR para aumentar a fonte de renda dos pequenos produtores rurais, já que o umbu gigante tem valor comercial superior em relação às demais variedades, pois os frutos chegam a ser dez vezes maiores e são mais doces. Além disso, as técnicas utilizadas reduzem o tempo para a planta adulta começar a produzir.
Segundo o coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, a fazenda experimental possui 33 tipos diferentes de umbus. Destes, 25 são de espécies gigantes, sendo, portanto, o local onde se encontra a maior variedade de umbus gigantes do mundo. Eduardo também lembrou que o trabalho desenvolvido por meio do projeto e da distribuição de mudas contribuem para a preservação da espécie, que é nativa e se encontra no rol de plantas em extinção.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Souza, lembrou que cerca de 80% do município está na região semiárida e por suportar o clima seco da caatinga, o umbuzeiro é uma ótima alternativa. Luís também explicou que a SMDR conta com uma equipe de engenheiros agrônomos que oferece apoio técnico aos produtores.
Para receber as mudas de umbu gigante, os agricultores familiares podem se cadastrar na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada na Rua Catão Ferraz s/n, Centro, ou ligar para o telefone 77 3420-7022.
Fonte: Da Redação/PMVC | Fotos: PMVC