Cumprindo um compromisso firmado pelo governador Jerônimo Rodrigues, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, entregou, neste domingo (8), em Ituberá, quatro kits UBS para assentamentos do Baixo Sul baiano.
Totalizando R$ 180 mil em investimentos, a entrega ocorreu durante o encerramento do 1º Seminário Estadual de Saúde Popular e Agroecologia do MST, realizado na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho, localizada no assentamento Joseney Hipólito.
Roberta Santana ressaltou a importância dessa ação para a saúde pública e a inclusão social. “A entrega desses kits representa um avanço significativo para garantir o acesso à saúde nas áreas rurais da Bahia. Esses assentamentos agora contam com mais infraestrutura para oferecer atendimento de qualidade às suas populações. O Governo do Estado está empenhado em levar saúde para onde é mais necessário, especialmente em comunidades historicamente menos assistidas”, afirmou.
Cada kit UBS conta com um armário de duas portas, um armário vitrine, uma balança pediátrica, quatro longarinas de dois lugares, uma mesa de trabalho para consultório, uma mesa ginecológica, além de um foco móvel e um refrigerador.
Os equipamentos foram destinados ao Assentamento Mariana (Camamu), Assentamento Joseney Hipólito (Ituberá), Assentamento Candelária (Wenceslau Guimarães) e Assentamento Limoeiro (Igrapiúna).
Essas entregas fazem parte de uma iniciativa maior, que prevê a distribuição de 80 kits UBS para assentamentos de reforma agrária em todo o estado. Com os quatro deste domingo, já são sete os kits entregues pelo Governo do Estado para melhorar o atendimento de saúde nas comunidades rurais.
1º Seminário Estadual de Saúde Popular e Agroecologia do MST
O seminário contou com o apoio da Sesab e reuniu trabalhadores rurais, curandeiros e profissionais da saúde para debater práticas agroecológicas e saúde popular.
As atividades incluíram oficinas sobre o beneficiamento de plantas medicinais, rotulagem de fitoterápicos e meliponicultura, além da exposição de produtos da reforma agrária, como fitoterápicos e fitocosméticos.
“Precisamos reforçar dentro do campo e levar para o urbano essa cura das plantas medicinais, sem preconceito, de forma séria. Vocês não sabem da minha alegria de ver entrar aqui a bandeira do SUS. Porque o SUS é isso também, é para todo mundo, é universal”, destacou a secretária da Saúde do Estado, após participar do evento e visitar as instalações da Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho, onde conheceu de perto experiências exitosas de agroecologia e saúde no campo.
O evento encerrou com a certeza de que a união entre saúde e agroecologia é essencial para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades rurais baianas.
Fonte: Ascom/Sesab | Foto: Jamile Amine/Saúde GovBA