Santuário celebra Fátima sem fieis pela primeira vez em 103 anos por causa do coronavírus
Religião

Santuário celebra Fátima sem fieis pela primeira vez em 103 anos por causa do coronavírus

O local costuma reunir milhares de peregrinos todos os anos em 13 de maio, mas desta vez a Igreja incentivou que devotos expressassem sua fé em casa.

Autor: G1 | Foto: Armando Franca/AP

O Santuário de Nossa senhora de Fátima amanheceu esvaziado nesta quarta-feira (13) com o cancelamento das peregrinações religiosas para conter o avanço do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Portugal.

O país conseguiu controlar a epidemia de Covid-19 e com 28 mil confirmações e 1,1 mil mortes já planeja uma reabertura gradual.

“Pela primeira vez na história, desde 1917, o teu povo amado, Senhora nossa, não pode estar aqui, em multidão, impedido pelos riscos da saúde pública”, disse em um comunicado o bispo de Fátima, monsenhor Antonio Marto.
Anualmente, a pequena cidade portuguesa, que leva o nome da santa, recebe cerca de 300 mil fiéis no dia 13 de maio. Este é considerado um dos eventos mais importantes do calendário católico para o país.

Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu para três jovens pastores em seis ocasiões em 1917. A primeira foi 13 de maio.

Peregrinação virtual
O Santuário disponibilizou uma série de conteúdos digitais para que os peregrinos pudessem cumprir com a devoção em casa. A Igreja publicou podcasts com histórias sobre a santa e incentivou que os fieis acendessem velas.

Em um comunicado, a instituição falou sobre o “desafio de uma peregrinação mais essencial” e sugeriu, entre seus fieis, o uso da hashtag #peregrinopelocoração.

“Fátima te chama. Mesmo não podendo, neste maio, vir ao Santuário, faça conosco esta peregrinação interior, a cada dia. E a cada noite, coloque uma vela acesa à tua janela”, incentivou.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima é carregada no santuário católico de Fátima, em Portugal, praticamente vazio, nesta quarta-feira (13)  — Foto: Armando Franca/AP
Imagem de Nossa Senhora de Fátima é carregada no santuário católico de Fátima, em Portugal, praticamente vazio, nesta quarta-feira (13) — Foto: Armando Franca/AP

Mensagem do Papa Francisco
Na quarta-feira, durante a Audiência Geral no Vaticano, o Papa Francisco falou diretamente aos peregrinos de língua portuguesa e recomendou que as orações diárias se tornassem “mais intensas” durante o distanciamento social.

“Gostaria de aproximar-me com o coração à Diocese de Fátima, ao Santuário de Nossa Senhora, hoje”, ressaltou Francisco. “Saúdo todos os peregrinos que rezam diariamente, saúdo o cardeal bispo, saúdo todos. Todos unidos com Nossa Senhora, que nos acompanhe neste caminho de conversão diária a Jesus. Que Deus vos abençoe.”

Em carta assinada no dia 8 de março, o papa argentino também pediu tranquilidade aos seguidores da santa neste momento e os incentivou a orar pelas vítimas da pandemia de Covid-19.