Reabertura do comércio continua indefinida, diz Herzem Gusmão
Corona Vírus Poder

Reabertura do comércio continua indefinida, diz Herzem Gusmão

Fonte: Sudoeste Digital | Foto: Divulgação

No último domingo (03), o prefeito Herzem Gusmão renovou o decreto que determina que a parte do comércio que não atende necessidades essenciais deve permanecer fechado. Com as portas fechadas, os comerciantes já estão enfrentando uma crise econômica que tem resultado em uma onda de demissões no município.

Mais de uma mês após a suspensão das atividades ser iniciada, os lojistas já fizeram duas carreatas exigindo a reabertura das lojas e cobrando que o prefeito abra um diálogo com a categoria.

Em entrevista ao Blog de Giorlando Lima, reproduzida pelo Blog do Sena, o prefeito afirmou que, mesmo diante da crise, o funcionamento do comércio pode demorar a voltar.

“Estamos estudando as experiências de diversas cidades que abriram o comércio. A maioria teve problemas, como foi o caso de Itabuna. Em Blumenau, no sul do país, abriram shoppings e comércio: uma semana depois o número de casos subiu exponencialmente”, avaliou.

Herzem reconheceu como precipitada a decisão de reabrir o comércio, o que foi muito criticado na época. “Quando decidimos abrir, tivemos a rapidez de rever a decisão. Nós recuamos em tempo, fomos ágeis o suficiente para manter a segurança da nossa comunidade”.

Atualmente, Vitória da Conquista possui 35 casos confirmado de Coronavírus, sendo que 4 pacientes vieram a óbito e outros 26 pacientes evoluíram para cura e 5 estão em processo de recuperação, sendo que 1 encontra-se internado e 4 em isolamento domiciliar.