PT pede ao STF cassação de Eduardo Bolsonaro por manobra com tarifa dos EUA
Poder Politica

PT pede ao STF cassação de Eduardo Bolsonaro por manobra com tarifa dos EUA

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou uma ação pedindo a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (13). O pedido acontece após a imposição de tarifas comerciais ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos. A petição, enviada ao ministro Alexandre de Moraes, aponta que o parlamentar estaria tentando utilizar o episódio para interferir no processo criminal contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ex-chefe do Executivo é réu no STF por tentativa de golpe de Estado e também responde por acusações como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e destruição de patrimônio tombado. O partido alega que Eduardo age para atrelar a crise comercial à concessão de anistia ao pai.

“Eduardo Bolsonaro vergonhosamente tem trabalhado, ostensivamente, para associar a solução desta crise diplomática com os EUA (ou seja, a revogação da tarifa de 50% contra o comércio brasileiro), com a ‘anistia ampla, geral e irrestrita’”, diz documento encaminhado ao ao STF. Para o PT, isso configura tentativa de obstruir investigações em curso.

A sigla também afirma que Eduardo age contra os interesses do país ao endossar medidas estrangeiras prejudiciais à economia nacional, com o objetivo exclusivo de enfraquecer as apurações envolvendo aliados e familiares.

Fonte: Metro1 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil