Projeto Conquistar: curso preparatório para estudantes da rede pública que vão fazer o Enem teve início neste sábado
Educação Poder

Projeto Conquistar: curso preparatório para estudantes da rede pública que vão fazer o Enem teve início neste sábado

Cerca de 150 jovens participaram da aula inaugural do Projeto Conquistar realizada na manhã deste sábado (5), no auditório da Faculdade Uninassau, no Boulevard Shopping. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Uninassau e com o Zênite Vestibular, o projeto oferece uma oportunidade gratuita a jovens estudantes da rede pública de se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inciativa do projeto partiu da Coordenação da Juventude da SMDE, que buscou a possibilidade de oferecer 200 vagas em um curso permanente após a grande procura dos jovens pelos “Aulões Solidários” realizados pela Coordenação no ano passado. Extensivo também a egressos do 3° Ano do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o curso começou hoje e vai até o dia 25 de outubro, com aulas ministradas sempre aos sábados, nos turnos matutino e vespertino, nas dependências da Uninassau, no Boulevard.

No primeiro momento, os jovens assistiram ao lançamento do projeto, que contou com a presença do chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, do coordenador da Juventude, Luiz Cardoso, da vereadora Cris Rocha e do diretor da Uninassau de Vitória da Conquista, Ricardo Veronesi. Após a cerimônia, os alunos participaram da aula inaugural com o tema: “ Construindo o seu Caminho para a Universidade”, ministrada pelo professor Omar Costa.

Na abertura, o chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, enfatizou o entusiasmo do Governo Municipal em viabilizar parcerias com instituições que  trazem benefícios à população e oportunidades aos mais jovens. “Esse projeto permite que esses jovens de escolas públicas que não têm condição de ter um curso preparatório para o Enem, possam ter aulas de qualidade. O sonho desses jovens de conquistarem um grande futuro é também o nosso e da prefeita Sheila Lemos, que tem feito esse trabalho exemplar”, afirmou Ivanildo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, a Prefeitura abraçou o projeto por entender que a formação e a capacitação das pessoas é fator indispensável para o desenvolvimento econômico do município. “O desemprego no nosso país é grande mas, ainda assim, ouço muitos empresários dizerem que oportunidades existem e o que falta de fato é mão de obra qualificada. E esse é um dos objetivos da nossa secretaria, de qualificar jovens para o Enem, para que eles tenham mais chances, mais oportunidades, principalmente de forma gratuita”, salientou Ferreira.

O diretor da Uninassau, Ricardo Veronesi, salientou que o curso é uma oportunidade única para que jovens recebam essa formação em um momento tão importante da vida. “É a primeira vez que nós estamos fazendo essa capacitação e ficamos agradecidos pelo convite em participar cedendo o espaço. Todos sabem a importância que tem o ensino, então, esse projeto, fruto da parceria entre a Uninassau e Prefeitura, é um momento transformador e de grande emoção para todos”, completou o diretor.

O coordenador da Juventude, Luiz Cardoso, mencionou que a procura pelo curso foi um sucesso e que ainda restam 50 vagas para serem preenchidas. “Nosso intuito é fazer com que os jovens do nosso município consigam realizar uma boa prova e garantir o acesso à universidade. A procura foi muito grande, temos alunos do terceiro ano que estão concluindo esse ano, como também nós temos os egressos, aqueles que já concluíram nos anos anteriores”, relatou Luiz.

Representando a Câmara Municipal, a segunda vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Cris Rocha, destacou a importância da iniciativa da Prefeitura para garantir o acesso dos estudantes à universidade, por meio do Enem. “De parabéns a Prefeitura, por meio da Coordenação Municipal da Juventude, por proporcionar essa oportunidade aos jovens que enfrentam dificuldades para acessar o ensino superior por falta de recursos, e esse projeto vem justamente para romper essa barreira”, disse.

Ana Luísa Prates é estudante do terceiro ano do ensino médio e ressaltou que assim que soube do Projeto, procurou a Coordenação da Juventude para melhor se preparar para o Enem. “Fiquei atenta a tudo, levei o que precisava pra fazer a matrícula e fiz. Hoje é a nossa aula inaugural e a minha esperança com o curso é que possa alavancar a minha vida acadêmica pra que eu possa conseguir uma boa nota no Enem e entrar numa faculdade, quem sabe numa universidade federal, e realizar o meu sonho de cursar Direito e ser um profissional bem sucedida. Aqui começa o nosso sonho, meu e de vários outros estudantes”, acrescentou Ana Luísa.

Ainda restam 50 vagas a serem preenchidas. Os interessados podem procurar a Coordenação Municipal da Juventude na SMDE, localizada no Centro Empresarial Reis & Meira, 2º andar, sala 204, na Rua Góes Calmon, nº 118, Centro. Para se inscrever, os estudantes deverão apresentar RG original e xerox, comprovante de residência original e xerox, atestado de matrícula do ano de 2025, além do ID Jovem. Caso o jovem já tenha concluído o Ensino Médio, deverá apresentar o atestado ou diploma de conclusão original e xerox.