Foi entregue na tarde desta quarta-feira (5), o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, primeiro equipamento voltado à gestão de resíduos do município de Vitória da Conquista. O espaço, com área total de 2 mil metros quadrados, irá acomodar trabalhadores de reciclagem, dando a eles melhores condições de trabalho e possibilitando a separação adequada dos resíduos e sua correta destinação.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da Bahia e a Prefeitura Municipal, que cedeu o terreno localizado no bairro Boa Vista para que a empresa Torre Construções, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (PAC), construísse o equipamento. A administração do espaço ficará sob a responsabilidade da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Acres), que contará com suporte técnico da Torre e supervisão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).
Participaram da entrega do equipamento, a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito, Aloísio Alan, a defensora pública, Kaliane Gonçalves, os vereadores Edvaldo Ferreira Júnior e Ricardo Babão, trabalhadores da associação de coletores, representantes do projeto Mãos que Reciclam, o procurador da República, André Sampaio Viana, e também secretários e membros do poder executivo.
Wallace Costa, presidente da Acres, enfatizou a relevância do novo equipamento. “Este Centro vai ajudar demais os catadores que estavam habituados a trabalhar sob sol e chuva, em péssimas condições. É um trabalho que nós exercemos na cidade, um trabalho tão digno, mas com pouco reconhecimento. A associação conta com mais de 40 famílias”, destacou o presidente.
O projeto do Centro de Triagem não apenas visa melhorar as condições de trabalho dos catadores, mas também promover inclusão social e conscientização ambiental. A proposta busca fortalecer a cultura de reciclagem e de desenvolvimento sustentável, diminuir a quantidade de lixo que vai para os aterros e transformar resíduos em recursos, contribuindo na geração de emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC