PRF na Bahia prende passageira de ônibus com 45 mil comprimidos da droga usada no golpe “Boa Noite Cinderela”
Policia Rodoviária Federal

PRF na Bahia prende passageira de ônibus com 45 mil comprimidos da droga usada no golpe “Boa Noite Cinderela”

O medicamento, indicado como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo e comercializado como Artane (cloridrato de triexifenid ou “aranha”), é também utilizado como alucinógeno. A passageira  transportava a droga do Rio de Janeiro com destino à Fortaleza. Essa apreensão causou um impacto de aproximadamente 225 mil reais ao narcotráfico.

Autor: Da Redação/PRF | Foto: Divulgação

No início da noite de hoje (17), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 45 mil comprimidos do fármaco Triexifenid, anticolinérgico comercializado como Artane (cloridrato de triexifenid ou “aranha”, como é popularmente conhecido), indicado como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo. O flagrante ocorreu no KM 830 da BR 116, região do município baiano de Vitória da Conquista, quando a equipe de policiais abordou um ônibus interestadual que fazia a rota Rio de Janeiro (RJ) X Fortaleza (CE).

Durante a fiscalização, os policiais desconfiaram de uma passageira, que teve um comportamento de extremo nervosismo. Ao solicitar que a mulher, de 23 anos, apresentasse seus documentos e abrisse sua bagagem, a passageira indicou a sua mala, que possuía um cadeado com senha. A jovem tentou ludibriar os policiais afirmando não se recordar qual era a numeração do segredo, pois a mala era emprestada e pertencia a sua irmã.

Os policiais solicitaram então que a jovem entrasse em contato com a irmã para que informasse a senha, e após uma ligação na qual a passageira demonstrou-se muito ansiosa, finalmente abriu o cadeado, e dentro da mala tinham algumas peças de roupas e 09 sacos plásticos contendo comprimidos brancos, acondicionados dentro de uma caixa com uma etiqueta parcialmente removida, onde estava escrito “ARTANE 5m”.

Questionada pelos policiais, a passageira informou que se tratava do medicamento ARTANE, com dosagem de 5mg, conhecido no Ceará pelo nome de “Aranha”. Ela afirmou ainda que havia pago a quantia de 20 mil reais pelo produto, para comercializar na Capital cearense e que cada comprimido pode ser vendido pelo valor de até 5 reais.

A droga (cloridrato de triexifenidil), que consta da Portaria nº 344/98 da ANVISA como substância psicotrópica, é utilizada como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo, porém, também é usada em festas rave e para o golpe “Boa Noite Cinderela”, pois suas propriedades anticolinérgicas gera indução de estados mentais alterados, como alucinações e delírios.

A mulher, que já tinha passagem por tráfico de drogas, foi presa e encaminhada, bem como os comprimidos apreendidos (09 pacotes contendo o total de 50 sacos de 100 comprimidos cada), para a Delegacia de Polícia Judiciária local para os procedimentos cabíveis.