Presidente Ivan Cordeiro da posse a Sheila Lemos e Aloisio Alan
Poder Politica

Presidente Ivan Cordeiro da posse a Sheila Lemos e Aloisio Alan

Vitória da Conquista testemunhou um momento histórico com a posse da primeira prefeita eleita do município, Sheila Lemos, e seu vice-prefeito, Aloísio Alan. Sheila Lemos, que já havia assumido a gestão como vice-prefeita e depois como prefeita interina, agora inicia oficialmente seu mandato após uma vitória expressiva no primeiro turno. Em seu discurso de posse, Sheila destacou a importância da educação como pilar central de seu governo e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento contínuo da cidade. Aloísio Alan, em seu primeiro mandato como vice-prefeito, expressou sua expectativa de contribuir para que Vitória da Conquista continue sendo um exemplo de progresso e qualidade de vida. Juntos, eles prometem levar a cidade a novos patamares, honrando o legado dos que vieram antes e projetando um futuro ainda mais promissor.

Whats-App-Image-2025-01-02-at-00-06-17-2
Whats-App-Image-2025-01-02-at-00-06-17-3
Whats-App-Image-2025-01-02-at-00-06-17
Whats-App-Image-2025-01-02-at-00-06-18
Whats-App-Image-2025-01-02-at-00-06-17-2
Whats-App-Image-2025-01-02-at-00-06-17-1

Confira o discurso completo abaixo: 

Discurso de Posse da Prefeita Ana Sheila Lemos Andrade – 1º de janeiro de 2025

Boa tarde a todos e a todas aqui presentes neste primeiro dia de 2025, um dia memorável para todos nós, principalmente para mim, que tenho a honra de ser empossada e discursar como primeira prefeita eleita de Vitória da Conquista, uma eleição histórica que me garantiu uma vitória estrondosa no primeiro turno. Aliás, a primeira vez que um prefeito é eleito em primeiro turno desde que o nosso município passou a ter segundo turno.

Minha saudação às autoridades, amigos, familiares e, principalmente, ao povo de Vitória da Conquista, que me honrou com o voto e com a reeleição para um segundo mandato, e que hoje me honra com a presença nesta solenidade de posse. É com imensa gratidão e responsabilidade que assumo novamente o compromisso de liderar nossa amada cidade.

Quero iniciar o meu pronunciamento nesta tarde agradecendo a Deus, pois sem Ele nada seria possível. É preciso reconhecer que todos os caminhos, sonhos e projetos só podem ser realizados e percorridos com fé e sob as bênçãos do nosso Senhor. Expresso neste momento a minha profunda gratidão a todos que acreditaram e apoiaram nossa caminhada até aqui. A cada um dos 116.488 cidadãos que confiaram seu voto em nosso projeto. Já reafirmo aqui o nosso compromisso com todos os conquistenses e conquistados, independente da escolha política de cada um. Nós somos uma cidade grande, pujante, democrática e que valoriza TODO o nosso povo. Portanto, neste início de novo mandato, deixo mais uma vez claro: o governo municipal continuará servindo a todos, sem distinção.

Ninguém faz nada sozinho, este é um lema que carrego comigo desde as minhas origens. Sendo assim, não posso deixar de prestar este agradecimento ao meu companheiro de chapa, Aloísio Alan. Juntos faremos muito por Conquista. A todos os parceiros de jornada, presidentes de partidos, e à minha família que sempre esteve ao meu lado, meu mais sincero obrigado. Sem vocês, nada disso seria possível.

A política é feita ouvindo a população e compondo grupos fortes e coesos; nós temos isso como princípio e é assim que construímos nosso governo. Desta forma, quero deixar aqui também meu agradecimento a todos os candidatos a vereador e reafirmar a todos os eleitos empossados hoje, que o Poder Executivo respeitará e trabalhará em parceria com a Câmara Municipal.

A caixa de ressonância da sociedade é o Legislativo. Os poderes são autônomos, independentes, mas devem ser harmônicos e caminhar em direção ao progresso, com justiça social, transparência e retidão, zelando sempre pelo interesse público. Contem conosco e nós também contaremos com vocês.

Destaco aqui nosso compromisso com as medidas para garantir as boas práticas e colaborar com a Justiça em tudo aquilo que for necessário. Em dezembro de 2024, recebemos do TCM o Selo Ouro em transparência na gestão pública, fruto de muito trabalho, compromisso e retidão. E vamos continuar nos empenhando ao máximo para gerir os recursos públicos com zelo e responsabilidade.

Assumi o meu primeiro mandato em 2021, após a trágica perda do nosso principal líder político. Herzem, além de um amigo fraterno, é um exemplo a ser seguido. Sempre destemido e verdadeiro, tive a honra de conviver e vencer uma eleição ao lado dele. Não foi possível governarmos juntos, mas busquei a todo tempo estar à altura de um governo que mudou os rumos de Vitória da Conquista.

Nos últimos quatro anos, trabalhamos arduamente para transformar a nossa Joia do Sertão Baiano, colocando a Educação como pilar central de nosso desenvolvimento. Reformamos e modernizamos 90 escolas. Construímos a primeira e maior escola em tempo integral da Zona Rural, e também a Escola Antônia Cavalcanti, no bairro Cruzeiro. Com elas já são 22 escolas em tempo integral. Isso, sim, é priorizar a Educação.

Implementamos programas de capacitação contínua para nossos professores e investimos em tecnologia educacional. O resultado pode ser visto com os índices alcançados no Ideb e os prêmios recebidos com muita honra, a exemplo do Selo Ouro Compromisso com a Alfabetização, do Ministério da Educação.

Também atingimos o melhor desempenho na prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) 2023 do governo estadual. O primeiro lugar no Prêmio Band Cidades. Realizamos concurso para novos professores e servidores. E não vamos parar por aqui. Meu compromisso é garantir para 100% das nossas crianças e adolescentes a educação na idade certa e zerar o analfabetismo. Esta é a meta e a nossa missão.

Conquista é um exemplo para a Bahia e vai ampliar este reconhecimento, sendo referência nacional em Educação. As crianças do presente são o futuro de nossa cidade e do nosso país. E eu reafirmo aqui o compromisso do nosso governo com a infância e adolescência.

Nós somos um município que tem o desafio de avançar em um segmento que alcançou resultados históricos nos quatro anos da nossa primeira gestão. Como se diz: a régua está lá em cima, e vamos aumentar ainda mais o nosso alcance.

A começar pelo Complexo de Escuta Protegida, reconhecido por entidades internacionais e nacionais. Em dezembro, foi vencedor do Prêmio Prioridade Absoluta entregue pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dos mais de cinco mil e quinhentos municípios brasileiros, Conquista foi primeiro lugar na categoria “Poder Executivo” do eixo “Medidas Protetivas”. Esse reconhecimento é gratificante para todos nós que abraçamos essa causa, inclusive para o Poder Judiciário que tanto tem nos ajudado nessa luta.

Contudo, sempre digo que este é um equipamento que nem deveria existir. Nossas crianças e adolescentes não deveriam ser expostos a nenhum tipo de violência.

E ainda falando em assistência social, nosso entendimento é de que todos os cidadãos têm direito à dignidade. Neste sentido, fizemos parcerias com o Judiciário e entregamos mais de oito mil escrituras por meio do Morar Legal.

Também construímos e reformamos vários Cras, revitalizamos e ampliamos o Conquista Criança, descentralizamos o cadastro único, o que evitou aglomerações e transtornos para as pessoas mais vulneráveis da nossa cidade. Só em 2024, foram 214 mil atendimentos.

Implantamos o Suas na Comunidade para levar serviços assistenciais à Zona Rural e aos condomínios do Minha Casa, Minha Vida. Foram realizadas 42 ações, sendo 28 na Zona Rural e 14 na área urbana, chegando a mais de 11 mil atendimentos e 6.500 pessoas beneficiadas no ano passado.

Mas o compromisso da nossa gestão é ampliar todos os nossos programas e integrá-los, utilizando a tecnologia para ficar mais próximos das pessoas que realmente necessitam.

E por falar naqueles que mais precisam, nós fizemos todo o esforço para melhorar ainda mais as condições de atendimento à Saúde para a nossa população. Todos sabem que Conquista é um polo de Saúde, e é grande a quantidade de cidadãos de outros municípios baianos, do Sudoeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais que nos procuram em busca de atendimento. Ainda assim, mesmo com toda a defasagem financeira e assistencial do SUS, da tabela precária de repasses federais, nós ampliamos os investimentos nessa área e faremos muito mais.

As nossas equipes de atenção básica contam com médicos contratados com recursos próprios. Já reformamos os postos e vamos aparelhá-los agora. É preciso dizer que a extensão territorial de nosso município é um desafio para o gestor público. Porém, nós temos levado atendimento também à zona rural.

Só em 2024, nós reformamos 17 unidades de saúde; por meio da Caravana Saúde em Todo Lugar, a Prefeitura realizou mais de 2.500 atendimentos. Levamos a Carreta da Saúde a 34 localidades das zonas urbana e rural, e prestamos, de março a novembro, 87.531 atendimentos, entre exames e consultas médicas, além de mutirões e outras ações.

Criamos também o Facilita Saúde para centralizar as marcações. E ainda temos muito a avançar, mas, com certeza, já demos passos importantes para aperfeiçoar o atendimento à nossa população. Nosso desafio agora é entregar a primeira UPA Municipal, na Zona Oeste, o novo Régis Pacheco, e o Serviço Especializado de Atendimento à Mulher e à Infância (Seami).

A prevenção e o atendimento digno aos conquistenses são objetivos neste governo que se inicia. Daremos continuidade ao programa Saúde Renovada e vamos atrás de recursos para construir, reformar e aparelhar as nossas unidades.

A telemedicina também será implementada para promover mais saúde e estarmos mais próximos da nossa população.

Não posso deixar de mencionar outro eixo fundamental de desenvolvimento da nossa Joia do Sertão: a infraestrutura. Promovemos o maior programa de investimento da história de Conquista. Bairros inteiros foram contemplados com drenagem e pavimentação. Este investimento permitiu levar dignidade a cidadãos que conviviam com poeira e lama há mais de 40 anos. Temos muito a fazer, mas é inegável o quanto avançamos nestes últimos quatro anos.

Bateias 2, Cidade Modelo, Vila Marina, Panorama, Porto Seguro são exemplos que precisam ser citados. Outros bairros serão contemplados nos próximos anos. Não mediremos esforços para conseguir recursos para levar asfalto, estrutura, lazer e esporte a todos da nossa cidade.

Também revitalizamos importantes espaços públicos, a exemplo do Parque da Lagoa das Bateias, a área do Cristo de Mário Cravo e a Avenida Brumado, iniciamos a construção e requalificação de praças e quadras, além do “banho de asfalto” em diversos bairros e loteamentos. São obras de macrodrenagem, pavimentação e recapeamento asfáltico.

Também investimos na modernização de todo o nosso parque de iluminação pública, com a substituição de todas as lâmpadas vapor de sódio por luminárias em LED, que representam mais economia no consumo de energia e mais visibilidade nas vias e espaços públicos do município. Onde tem eletricidade, tem iluminação de qualidade.

E fizemos muito e muito mais. Nós criamos o Governando com as Pessoas, projeto inovador e exitoso, que começou como projeto-piloto no bairro Zabelê e foi ampliado para todo o município. Em 2024, o programa atendeu seis bairros e três distritos, com 15 obras e serviços escolhidos, por meio de votação on-line, pelos próprios moradores. O povo escolheu e a Prefeitura executou.

Na Zona Rural, nós ampliamos o abastecimento de água para garantir a segurança hídrica da população. Só em 2024 foram mais de 108 milhões de litros de água potável distribuídas por meio de carro-pipa para mais de 2.700 famílias beneficiadas em 300 comunidades. Temos ainda os sistemas simplificados de água que atendem mais de 190 comunidades e outras 35 localidades atendidas com chafarizes, totalizando mais de 900 milhões de litros de água de qualidade distribuídos para mais de 1.500 famílias.

Também garantimos manutenção e cascalhamento em mais de 3.500 km de estradas vicinais, incentivo à produção agrícola sustentável, com apoio técnico e distribuição de mudas para pequenos agricultores do semiárido, através do Projeto Citrus do Futuro, que já ampliou às oportunidades de renda e cultivo para diversas famílias. Ao todo já estão plantadas 15 mil mudas de tangerina, laranja e limão. Temos ainda o programa Vamos Produzir, que tem incentivado a produção de café, mandioca e umbu gigante, com assistência técnica da SMDR.

A nossa gestão criou a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, porque precisamos criar políticas públicas para as nossas mulheres, para que elas conquistem sua autonomia de fato e de direito. Dentro dessa secretaria temos a Sala da Mulher Empreendedora, que tem sido um grande suporte para essas mulheres, dentre outras iniciativas desenvolvidas para garantir que elas tenham independência financeira e consigam romper o ciclo de violência doméstica. Temos muitos planos para essa secretaria nessa nova gestão. Precisamos nos apoiar enquanto mulheres, porque juntas somos mais fortes.

Nós trabalhamos em todas as áreas e continuaremos atuantes com a mesma garra. Investimos na cultura, com apoio a diversos eventos, a exemplo do Conquista Moto Rock, Festival Suíça Baiana, Marcha para Jesus, Campeonato Municipal da Zona Rural, o maior São João da região, com o Arraiá da Conquista, que atraiu turistas de toda a região e movimentou a economia local, além do Natal da Cidade, entre outros.

E por falar em economia, Vitória da Conquista é hoje reconhecida como a Capital do Biscoito. É uma cidade com um comércio forte, um segmento industrial que segue crescendo. Vamos deixar a cidade pronta para continuar com o crescimento econômico e social. Gerando emprego e renda, com políticas públicas efetivas para dar dignidade a todos os conquistenses, afinal, não somos um governo de promessa, somos de ação.

A nossa gestão também cuida dos animais e estamos bem à frente com relação às políticas públicas voltadas para eles. Entre as inúmeras ações nessa área, o nosso governo criou a primeira clínica pública veterinária da Bahia, o Casa, implantou o Castramóvel, que de maio a dezembro realizou 1.000 castrações e 1.200 atendimentos realizados em cães e gatos. E agora sancionamos a Lei 2.954, que reconhece os animais como sujeitos de direito, por se tratarem de seres capazes de sentir ou perceber através de sentidos.

São tantas realizações que poderíamos adentrar a noite citando ações, muitas delas reconhecidas e premiadas em todas as áreas da gestão pública, ações como a valorização dos nossos servidores, melhorias na infraestrutura das nossas secretarias, investimentos em tecnologia para facilitar a emissão de alvará e IPTU, melhorias no trânsito.

Na segurança, com a nossa Guarda Municipal, no transporte, com a realização da licitação e inserção de veículos novos à frota, a Muralha Digital, que proporciona a integração das forças de segurança e a garantia de um trânsito mais seguro.

Enfim, podemos elencar uma infinidade de ações e serviços realizados na nossa gestão, e outras tantas que pretendemos executar, a exemplo das novas etapas da revitalização da Lagoa das Bateias, do Centro, da reforma e construção de novas escolas, ampliação dos serviços de saúde, digitalização de todos os prontuários. Avançamos, aceleramos e agora decolaremos em direção aos 200 anos emancipação política da nossa Joia do Sertão, lembrando de grandes pensadores e realizadores de nossa terra, como Pedral, que completaria 100 anos em 2025.

Somos gratos aos que vieram antes e projetaremos a cidade para as futuras gerações tenham certeza disso. Este é o nosso compromisso: Conquista é um exemplo para a Bahia, para o país. Vivemos em uma cidade grande e vamos torná-la ainda maior e melhor.

Sendo assim, encerro as minhas palavras desejando a todos um feliz 2025, e um ano de muito trabalho, de muitas vitórias e conquistas para todos nós. Sigamos com fé, coragem e esperança no futuro!

Muito obrigada!

Fotos: Divulgação