Prefeitura realiza segunda etapa de rebaixamento de copa dos eucaliptos no Cemitério da Saudade
Dia a Dia Poder

Prefeitura realiza segunda etapa de rebaixamento de copa dos eucaliptos no Cemitério da Saudade

Durante esta semana, o Cemitério da Saudade recebe a segunda etapa do serviço de rebaixamento de copa dos eucaliptos. A ação realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) é necessária pela altura que as plantas atingiram – 70 metros – e pela idade avançada, o que significava riscos à população.

O serviço é planejado pela equipe de Paisagismo da Semma e executado com o auxílio de um guindaste articulado que garante a segurança dos moradores ao redor do cemitério e dos servidores, além de preservar a integridade das árvores.

“São podas muito complexas, porque não tem espaço para queda livre e ali tem galhos que são maiores que uma árvore de médio porte. Então, temos todo um cuidado com a segurança dos podadores e dos moradores”, disse a secretária.

A primeira etapa da poda dos eucaliptos foi realizada no final do ano passado. Essa segunda etapa vai até sexta-feira com o rebaixamento de copa. Esse tipo de trabalho é realizado pela Semma em toda a cidade durante o ano. Há também o serviço de monitoramento das árvores que inspiram cuidados e o acompanhamento das árvores tombadas pelo patrimônio ambiental, além da remoção das plantas mortas.

A introdução do eucalipto em Vitória da Conquista ocorreu na década de 1980, com o plantio da espécie em diversos pontos da cidade. Nos últimos anos, a Semma tem utilizado espécies da flora nativa como alternativa para a arborização urbana. Estas são cultivadas no Herbário do Sertão da Ressaca e utilizadas predominantemente em atividades de recuperação de áreas degradadas.

“Aqueles eucaliptos são antigos, mas cumprem um papel de proteção e também no passado as pessoas plantavam muitos eucaliptos ao redor dos cemitérios, porque o eucalipto tem um aroma que impede outros cheiros, então acho que a intenção era essa”, disse Ana Cláudia.