Prefeitura prorroga medidas restritivas em 3 bairros e encerra em 4; veja quais
Corona Vírus Poder

Prefeitura prorroga medidas restritivas em 3 bairros e encerra em 4; veja quais

Autor: BrunoLuiz, Bahia Noticias | Foto: Max Haack / Secom Salvador

Além de anunciar o início das medidas restritivas em oito localidades das macrorregiões de Cajazeiras e Fazenda Grande (veja aqui quais), o prefeito ACM Neto afirmou nesta quarta-feira (22) que vai prorrogar, por 7 dias, os decretos com ações de isolamento mais rígidas nos bairros de Águas Claras, Castelo Branco e Nordeste de Amaralina. Por outro lado, serão encerradas na Liberdade, Coutos, Fazenda Coutos e Itapuã.

Nas localidades onde as medidas foram mantidas ou serão iniciadas, a reabertura do comércio de rua para estabelecimentos com até 200 m², prevista para início na próxima sexta (24), não vai valer.

O prefeito também explicou que, a partir de agora, haverá a unificação das datas de validade das medidas regionalizadas nos bairros. Com isso, a vigência dos novos decretos começa nesta sexta. “Isso vai facilitar, até por parte da Prefeitura, o acompanhamento dessas ações, que foram fundamentais para evitar o colapso no nossos sistema de saúde e nessa verdadeira guerra contra a pandemia. Mas continuamos pedindo que as pessoas nos ajudem, mesmo naquelas localidades em que as restrições mais duras deixam de valer. É preciso continuar respeitando o isolamento social.”

Nos bairros com medidas regionalizadas, os comércios formal e informal devem permanecer fechados, independentemente do tamanho da área. Apenas atividades essenciais podem funcionar, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde.

Neles, a prefeitura fará ações como distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. Também são oferecidos testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.