Prefeitura orienta população sobre acesso a serviços da Secretaria Municipal de Finanças pelo WhatsApp
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Prefeitura orienta população sobre acesso a serviços da Secretaria Municipal de Finanças pelo WhatsApp

A emissão de boletos de IPTU e de certidões negativas geralmente envolve burocracia, deslocamentos ou espera pelo atendimento humano. Para facilitar esses dois processos, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), conta com um canal direto de comunicação pelo WhatsApp. De forma instantânea e automatizada, o cidadão gera boleto e emite sua certidão negativa de débitos através do número (77) 98856-5247.

O atendimento com foco na experiência do contribuinte traz mais comodidade e otimiza o serviço, pois reduz o tempo de espera. Também oferece acesso ao serviço a qualquer hora, sem filas ou agendamentos. Além disso, o processo é realizado de onde a pessoa estiver, através do próprio celular – e, com isso, promove a sustentabilidade, pois há menos uso de papel e mais economia de recursos.

Tecnologia e Automação

Para garantir a segurança dos dados e a conformidade com as políticas de privacidade, o sistema é integrado com o WhatsApp Business API, que é um conjunto de regras ou protocolos que permitem que aplicativos de software se comuniquem entre si para trocar dados, recursos e funcionalidades. A automação se dá pelo chatbot, configurado para coletar dados do contribuinte, realizar consultas e emitir certidões instantaneamente.

O WhatsApp da Sefin é integrado à Base de Dados Municipal, que verifica as informações do contribuinte e consulta a regularidade fiscal em tempo real, garantindo a emissão correta e atualizada da certidão.

Veja as etapas do processo:

O contribuinte acessa o WhatsApp da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do contato (77) 98856-5247;

Escolhe a opção de “Certidão Negativa”;

Envia seus dados, como CPF, CNPJ ou inscrição municipal;

Recebe instantaneamente a certidão negativa, emitida de forma automática pelo sistema;

O contribuinte pode escolher outras opções como Boleto de IPTU, Dívida Ativa e Agendamentos.

Essa é uma das ações para a melhoria da experiência do contribuinte com relação aos serviços prestados pela Inspetoria Geral de Rendas. Mas é possível também conversar com um atendente para tirar demais dúvidas relacionadas à Sefin.

Além do WhatsApp, é possível gerar esses documentos através do site oficial da Prefeitura, no link do SEFIN Online, e presencialmente, no balcão de atendimento do IPTU, mediante retirada de senha.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC