Prefeitura orienta população a notificar Simtrans sobre veículos abandonados em vias públicas
Dia a Dia Trânsito

Prefeitura orienta população a notificar Simtrans sobre veículos abandonados em vias públicas

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, orienta a população a informar ao Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) sobre veículos abandonados em vias públicas para que o órgão faça a remoção dos automóveis, garantindo mais segurança e melhor trafegabilidade na cidade.

Ao identificar um veículo em estado de abandono, qualquer cidadão pode entrar em contato com o Simtrans pelo e-mail [email protected], por meio de ofício entregue diretamente na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), ou pelo telefone 156, em casos de emergência. É importante que sejam fornecidas também a localização e fotos do veículo para que o Simtrans faça a remoção.

Feita a solicitação, os agentes do Simtrans verificam os dados informados, direcionando uma equipe ao local, com o protocolo de visita contendo a placa do veículo e o nome do proprietário (caso seja encontrado). Os agentes apuram se a situação se configura como abandono e, em caso afirmativo, realizam registro da ocorrência e marcam uma data de retorno para realizar a remoção. Quando o proprietário do veículo é encontrado, é feito um acordo que estabelece um prazo para a retirada.

Na tarde desta quarta-feira (30), o Simtrans realizou a remoção de um veículo abandonado na Rua Dez (Urbis II e III). O veículo estava com os quatro pneus furados, estacionado parcialmente em cima do meio-fio.

Morador da rua, Samuel Braga aprovou a ação, pois libera o trânsito de veículos e pedestres, além de garantir mais segurança. “Atrapalha o trânsito, porque abandonam esses carros aqui e o dono desaparece, ninguém sabe quem é. Já é o segundo carro que abandonam aqui na rua. Na outra ocasião ficou por muito tempo, a gente ficou esperando o dono e ninguém apareceu. A gente pesquisou, ligou pra o Simtrans, eles vieram rapidinho, e logo depois levaram o carro”.

Segundo dados do Simtrans, no primeiro semestre de 2025, foram retirados 35 veículos de vias públicas de Vitória da Conquista, sejam conduzidos ao pátio ou por retirada do proprietário. A remoção representa um cuidado com a saúde da população, com a segurança e fluidez no trânsito, além de também proteger o meio ambiente.

Samuel

A coordenadora de Trânsito do município, Fernanda Alves, explica o procedimento: “Muitas vezes, o proprietário reside próximo ao local em que o veículo se encontra. Então os agentes batem nas casas da vizinhança e, encontrando o responsável, fazem a notificação. Quando não encontram, eles retornam geralmente com cinco dias, e, caso o veículo ainda permaneça no local, fazem a remoção com o guincho e levam para o pátio”.

Fernanda destaca ainda a importância da colaboração da população para tornar as vias mais seguras e transitáveis. “Em primeiro lugar, os veículos abandonados oferecem riscos à saúde, pois podem se tornar focos de vetores de doenças, a depender da situação do veículo. E também podem ser usados como esconderijo por criminosos”, completou.

A remoção de veículos abandonados em via pública representa o cumprimento do artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atualizado pela Lei. 14.599/2023. De acordo com o artigo 279-A do CTB, automóveis abandonados ou acidentados podem ser removidos pelo poder público a um depósito fixado pelo órgão ou entidade competente, independente da existência de infração à legislação de trânsito, seguindo a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os veículos removidos pelo Simtrans são encaminhados para o depósito de veículos apreendidos mantido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) na 6ª Avenida, próximo ao Shopping Conquista Sul, no bairro Boa Vista.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC