A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou neste sábado (9), a 13ª edição do programa Suas na Comunidade, em 2025. A ação levou serviços de cidadania e assistência social para centenas de famílias dos residenciais Campo e Campo Verde, no bairro Campinhos, aproximando o poder público de quem mais precisa.
Organizado pela Semdes, o evento é realizado em articulação com outras secretarias do Governo Municipal, como Desenvolvimento Rural (SMDR), Políticas para Mulheres (SMPM) e Educação (Smed), além da Ouvidoria. A iniciativa também reforça a importância das parcerias, contando com a presença da Defensoria Pública da União (DPU), da Defensoria Pública do Estado (DPE) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A prefeita Sheila Lemos esteve presente e destacou o compromisso da gestão em atender as necessidades da população local. “É o segundo Suas na Comunidade que realizamos aqui no Campo Verde, e mais uma vez trazemos toda a estrutura da assistência social para atender às demandas da comunidade. Estamos aqui para ouvir e atender às suas necessidades, e é isso que estamos fazendo em todos os condomínios do Minha Casa, Minha Vida e em nossa extensa zona rural”, afirmou a prefeita.
- Sheila Lemos
- Michael Farias
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, explicou a estratégia do programa. “O Suas na Comunidade nasceu para priorizar as famílias que vivem nos conjuntos residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida e na zona rural. Hoje, nossas equipes e parceiros estão aqui para garantir atendimento com serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, e de parceiros importantes como a DPE, tratando de questões como certidão de nascimento e exames de DNA, e o INSS, orientando sobre BPC e aposentadoria. Estamos garantindo que a assistência social esteja cada vez mais perto de quem mais precisa”, detalhou.
O impacto positivo da ação foi sentido tanto pela equipe técnica quanto pelos moradores. “Nós temos uma demanda muito grande, principalmente de Cadastro Único, então, o Suas na Comunidade ajuda a desafogar o atendimento da nossa unidade e também facilita para a população que mora aqui”, disse Valdinéia Aragão, gerente do Cras Jardim Valéria.
- Valdineia
- Geane
- Albina
Para os moradores, o evento representou comodidade e acesso a direitos. “Hoje a comunidade do Campo e Campo Verde está muito feliz. O Suas chegou aqui e está ofertando diversos serviços, facilitando as informações para os nossos moradores. Nosso território está muito feliz em receber o Suas na Comunidade”, celebrou a moradora Geane Cardoso. A mesma opinião foi compartilhada por Albina Maria de Moraes: “O Suas é bom demais, livra a gente de ir ao Centro, de gastar dinheiro que às vezes a gente nem tem. Aqui, pertinho, a gente resolve o que tem que resolver. Gostei demais”.
Principais serviços ofertados:
- Atendimentos do Paif e Paefi;
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Primeira Infância no Suas (PIS);
- Inscrição e atualização do Cadastro Único;
- Orientações sobre Bolsa Família, BPC, Passe Livre e Carteira da Pessoa Idosa;
- Emissão da ID Jovem e orientações do programa Acessuas Trabalho;
- Informações sobre os programas Família Acolhedora, Peti e Minha Casa, Minha Vida;
- Atendimentos da Ouvidoria Municipal;
- Serviços da Defensoria Pública do Estado (acordos, retificação de documentos, etc.);
- Orientações do INSS sobre BPC e acesso à plataforma Meu INSS;
- Roda de conversa com adolescentes sobre o combate ao bullying;
- Área de lazer com brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC