O bairro Zabelê recebeu 15 intervenções no último mês. A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Governando com as Pessoas, abriu um canal on-line de votação em que os moradores puderam priorizar obras e serviços executados de 6 de novembro até hoje (12). E a entrega de seis das oito obras, que começou na última sexta-feira (8), foi finalizada nesta terça-feira com a revitalização da Praça Santa Luzia, na Urbis V.
Jaime Zabelê, morador da Vila Serrana, que faz questão de usar o nome do bairro acrescido ao próprio nome, citou todas as obras entregues e avaliou: “Mudou bastante para melhor. Maravilha, gente! É o começo de uma jornada”. Na praça da Urbis V, a mudança veio com a implantação de academia, parquinho, mesas de jogos, espaço para a prática de capoeira e novas plantas, além de pintura estrtutural e artística, melhoria dos passeios, bancos, pontos de ônibus e sinalização.
Alegria, alegria
Já as moradoras da Urbis V falaram da alegria pela revitalização da praça. “Eu fiquei muito feliz, muito orgulhosa, quero agradecer muito a vocês por ter feito isso pra minha filha, que minha filha ontem já veio brincar toda feliz”, disse Amanda Lima Barros. “Eu estou achando muito bom. Venho aqui passear com minha filha e com a praça mais arrumada fica bem mais confortável”, completou Sulamita Oliveira.
A prefeita Sheila Lemos também falou da satisfação pelo projeto-piloto, pelo empenho da equipe e a escolha e execução das obras. “Nós ficamos muito felizes com as escolhas que foram feitas. Foi toda a comunidade que escolheu espaços que são de convivência para todos. Foram quadras, campo de futebol, praça, Guarda Municipal. Então isso é muito importante, gente, é o governo trabalhando para e com as pessoas”, disse a prefeita.
Neste sentido, a secretária municipal do Meio ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou a ação conjunta para realização dos serviços na Praça Santa Luzia. “Foi uma participação de todas as secretarias, cada um entrou com um pouquinho, e nós conseguimos fazer esse trabalho belíssimo. A gente está vendo aí a praça toda limpinha, organizada. Foi muito bacana e gratificante. Foi um trabalho feito a várias mãos e por isso deu tão certo”, avaliou.Escuta da população
Sobre a votação, a gestora lembrou que as pessoas já andavam desconfiadas de que o projeto não ia sair do papel. “Então foi esse convencimento, junto com as associações, junto com a comunidade, por parte do pessoal da Secretaria de Governo, ao qual parabenizo pelo trabalho. É excepcional o que fizeram”, congratulou Sheila.
Com a emoção peculiar, a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, ressaltou a importância do programa e agradeceu à prefeita, às secretarias e pessoas que participaram do processo, homenageando, em nome dos apenados assistidos pelo Programa Começar de Novo, todos os envolvidos. “Em todas as obras, o pessoal do programa começar de novo trabalhou em diferentes frentes. Esses homens, ao longo de 30 dias, deram tudo, absolutamente tudo, o que o nosso programa precisava e, em nome de vocês, agradeço a toda equipe que trabalhou no Governando com as Pessoas”, agradeceu.
Em um momento da sua fala, Geanne perguntou ao pároco da Santa Luzia, padre Reinaldo Reis, sobre a execução da obra, o ele respondeu “Excelente, cumpriu com a palavra”. O padre fez uma oração de agradecimento no início da cerimônia.
Outro agradecimento feito tanto pela prefeita quanto pela secretária de Governo refere-se à parceria da Prefeitura de Salvador, que cedeu o sistema de votação utilizado há 10 anos no Programa Ouvindo Nosso Bairro. Uma comitiva da capital esteve no lançamento do programa e na conclusão do projeto-piloto, junto com o subprefeito da capital baiana, Alan Muniz. “Cheguei a Salvador ontem e falei que eu precisava estar em Vitória da Conquista e pedi ao motorista que pegasse sete horas de estrada pra estar aqui e dizer: ‘Vitória da Conquista tem uma mulher que toma conta da sua cidade”, informou.
Alan parabenizou o governo de Vitória da Conquista por entender que se aproximar da população é uma metodologia que pode ser aplicada. “Então, Vitória da Conquista está de parabéns. É a população de Vitória da Conquista que queria ser ouvida. E a senhora com muita maestria traz um programa chamado Governando com as Pessoas, dando a mão às pessoas de Vitória da Conquista. Vocês fizeram essas obras em 30 dias, tempo recorde. Continue amando a sua cidade, continue abraçando a sua comunidade e governando com as pessoas que mais precisam”, desejou.
Mais realizações
Segundo a prefeita, as intervenções no bairro e no município não vão parar. E isso Sheila Lemos afirmou em dois momentos que esteve na Praça Santa Luzia. Primeiro, ao ser abordada por duas meninas que a princípio pareciam querer só tirar uma self com a gestora da terceira maior cidade da Bahia, mas que, com o celular em mãos, questionaram sobre a pavimentação do Bateias II. “Podem ficar despreocupadas. No Acelera Conquista, o Bateias II está contemplado”. Depois, durante o discurso oficial. “O projeto Acelera Conquista é o maior projeto de investimento de infraestrutura nessa cidade. Conquista já avançou bastante, mas agora nós vamos acelerar porque ela tem pressa de crescer e nós vamos fazer isso”, declarou. Outra afirmação da prefeita é que o Governando com as Pessoas ouvirá toda a população do município em 2024 e terá um período maior para execução das intervenções.
A cerimônia de entrega foi feita com a presença de gestores públicos, do vereador Nildo Freitas e da comunidade.
Fonte: PMVC | Fotos: PMVC