Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de Vitória da Conquista finalizou o cadastro das propostas para captação de recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2025 (Novo PAC Seleções). As discussões se iniciaram no ano passado e contemplam demandas das áreas de Infraestrutura, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, e contou com atuação das secretarias municipais de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Infraestrutura Urbana, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Gestão e Inovação.
Segundo o secretário de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novais, estão sendo encaminhadas propostas para todas as modalidades que o Município se enquadra. “Hoje finalizamos o cadastro das 10 primeiras propostas da edição 2025 do Novo PAC. Temos a expectativa de alcançar um montante de investimento ainda maior, principalmente pela qualidade dos projetos construídos pelos técnicos do Município. Por ordem da prefeita, estamos constantemente dialogando com os técnicos, com o objetivo de atender demandas históricas da nossa população. É um trabalho conjunto que envolve diretamente oito secretarias, observando as urgências e necessidades de obras e equipamentos em diferentes pontos do município”, destacou o secretário.
As propostas enviadas contemplam obras de macrodrenagem de águas pluviais para resolver problema de alagamentos na cidade, construção de creche, unidade de saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), aquisição de ônibus escolar, combos de equipamentos para unidades básicas de saúde, kits de equipamentos de teleconsulta, unidade odontológica móvel, renovação de frota do Samu 192 e implantação de espaço esportivo. “Tirando a modalidade ‘Minha Casa, Minha Vida’ que ainda não abriu edital, enviamos propostas para todas que havia possibilidade do Município cadastrar”, completou o secretário Mateus Novais.
Em 2024, propostas do Município junto ao PAC foram aprovadas e já estão em fase de licitação a construção do Centro de Atenção Psicossocial, no Cruzeiro; creche, no Campinhos; Equipamento Esportivo Comunitário, no Cidade Maravilhosa; Unidades Básicas de Saúde, no Jardim Valéria e Campinhos; regularização fundiária no Bruno Bacelar, Conjunto da Vitória e Vila CAP/Vila União; um veículo do transporte escolar; e uma unidade odontológica móvel. Em fase de projeto, estão o canal de drenagem pluvial do Panorama/Recreio e do Bateias.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC