Na manhã deste sábado (12), o projeto Esporte Para Além das Fronteiras, realizado pelo Instituto Irmãos Nogueira, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou a graduação (mudança de faixa) de 200 alunos. O evento aconteceu no Centro Municipal de Educação (Cmei) Prof.ª Edna Gomes Ribeiro, no bairro Panorama, onde o projeto iniciou.
Segundo o ex-lutador de artes marciais mistas e um dos idealizadores do projeto, Rodrigo Nogueira (Minotauro), é fundamental a parceria com a Prefeitura, que está engajada desde o começo, e a participação da família para o sucesso do projeto. “A prefeita estava presente na inauguração, e o secretário Edgard Larry acompanhou todo o planejamento para engajar esporte e educação. Este é o segredo”. Ele lembrou das dificuldades que teve no início de sua carreira, quanto não tinha material adequado e hoje os alunos têm os equipamentos necessários doados pela Prefeitura. “Moldamos o cidadão dentro do tatame”.
- Rodrigo Minotauro
- Prefeita Sheila Lemos
- Edgard Larry
A prefeita Sheila Lemos destacou que a parceria tem sido muito importante, pois o projeto tem a missão maior de formar o cidadão do bem, com o ensino da disciplina, ética e respeito, tão necessário no dia a dia da sociedade. “Hoje, 200 alunos estão sendo graduados e vamos expandir. Logo teremos crianças de cinco escolas no bairro Bruno Bacelar. Essa é uma parceria que está rendendo muitos frutos”.
Para o secretário Edgar Larry, esse é um projeto muito exitoso no município. “Autorizado pela prefeita Sheila Lemos, esse projeto já existe desde 2022, e vem se consolidando cada vez mais. O município, através da Smed, cede o espaço, instrutores, e toda uma logística para os nossos alunos da Rede Municipal da Educação”, disse, acrescentando que a graduação de hoje foi um momento especial para os alunos, pais, comunidade e todo município de Vitória da Conquista”.
Para o aluno do 7º ano da Escola Municipal Lycia Pedral, Eric Yan de Jesus Melo, 14 anos, o projeto tem lhe ajudado muito em todas as áreas, estudantil, mental, disciplina, autocontrole e a persistência de estar ali. “Hoje é um dia muito importante. São três anos de projeto e uma das melhores coisas é estar graduando”. No Jiu-Jitsu, Eric mudou da faixa amarela para laranja. E no Muay Thai, de branca para kruang (corda trançada usada no braço de lutadores de Muay Thai) amarela.
Aluna do 8º ano na Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa, Isabelle Sousa Santos, 13 anos, também disse que a experiência no projeto tem sido muito boa. “Trouxe mais disciplina, respeito, força e aprendizagem”. Sua graduação foi de laranja para verde no Muay Thai.
- Eric, Prefeita Sheila e Isabelle
- Isabelle com o certificado
Atualmente ,o projeto está em funcionamento no bairro Panorama, com aproximadamente 300 alunos matriculados nas escolas municipais Lycia Pedral, Cláudio Manoel da Costa, Carlos Santana, Mãe Vitória de Petu, Mário Batista e Cmei Edna Gomes Ribeiro.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC