A Prefeitura de Vitória da Conquista dispõe de diferentes canais pelos quais a população pode solicitar a realização de diversos serviços, a exemplo da implantação de sinalização vertical e horizontal, limpeza de vias, troca de luminárias em LED, operação tapa-buracos, manutenção de estradas na zona rural, entre outras.
Por meio das solicitações, os cidadãos contribuem com sugestões e auxiliam o governo no monitoramento de demandas pelo município. No que diz respeito ao trânsito, por exemplo, a comunidade pode solicitar a instalação de redutor de velocidade e sinalização, a partir da Portaria nº 007/2025, publicada no Diário Oficial do Município em 21 de março deste ano.
A publicação dispõe sobre o Índice de Atendimento de Demanda para Sinalização Viária (IADSV) e estabelece procedimentos para planejamento, execução e análise de projetos, bem como realiza a definição da escala de prioridade para atendimento (clique aqui para acessar). Na sequência, a secretaria envia a equipe até o local para fazer a análise técnica, conforme explicou a coordenadora do Simtrans, Fernanda Santos.

Coordenadora do Simtrans, Fernanda Santos
“É um canal de comunicação que o cidadão pode acessar e fazer a sua solicitação de sinalização viária, seja horizontal ou vertical, que é o que compete à Semob atualmente. Acessando o link, a própria planilha vai fazer um cálculo do nível de urgência, pode ser de baixa prioridade, média ou alta prioridade e, a partir disso, nós enviamos uma equipe em campo para fazer a análise do local, e caso a demanda seja viável e pertinente, a gente envia uma equipe para executar o serviços”, disse.
Ainda segundo a coordenadora, sinalização horizontal e vertical é a competência da Semob, mas quando se trata de infraestrutura urbana, a exemplo de solicitação de lombadas, o pedido é encaminhado à Seinfra, que é a secretaria responsável.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) também é responsável pela Operação Tapa-Buraco, executada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). As solicitações desse trabalho de manutenção nas vias podem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, pelo número de celular 77 98834-6464 e/ou telefone fixo 77 3229-3480.
Na zona rural, o serviço de manutenção das estradas, aguadas, demandas de água e visitas técnicas de agrônomo ou veterinário também podem ser solicitados junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). Durante todo o ano, a secretaria realiza esse trabalho, de acordo com cronograma feito a partir do acompanhamento realizado pelas equipes e também por meio de sugestões da comunidade. As solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp 77 3420-7012 ou telefone 77 3229-3775.
Em relação às demandas referentes aos mutirões de limpeza pública, a comunidade pode entrar em contato com a Coordenação de Limpeza pelos seguintes canais: e-mail [email protected], WhatsApp: 77 98856-4627 ou por telefone 77 3229-3743. Há também as opções via ofício ou comparecendo presencialmente à Secretaria de Serviços Públicos, localizada na Rua Cartão Ferraz, s/n, Centro (em frente à Ceasa).
Também vinculada à Sesep, a manutenção da iluminação pública da cidade, para a troca de luminárias, pode ser solicitada pela população, por meio do aplicativo Brilha Conquista, disponível para baixar no aparelho celular.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC