Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu, da Receita Federal, doações de mercadorias apreendidas nas últimas operações na região. A entrega marca a 1ª Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, promovida pela Receita Federal em todo o país e, em Vitória da Conquista, realizada hoje no auditório do órgão.
Além da Prefeitura, instituições do município também foram contempladas com as doações. Ao todo, foram doadas mercadorias avaliadas em R$ 930 mil. Entre os itens doados para a gestão municipal, estão aparelhos celulares, pneus, dois caminhões, entre outros, totalizando R$ 434.727,21 em mercadorias. Os bens serão distribuídos para a Defesa Civil, Guarda Municipal e para a área administrativa do governo municipal, conforme informou o vice-prefeito Aloisio Alan, que esteve na cerimônia para receber a entrega dos bens.
“Eu gostaria de agradecer a sensibilidade da Receita, de pegar materiais que foram apreendidos e fazer a doação para algumas entidades, entre elas a Prefeitura Municipal. Esses objetos serão integrados ao nosso patrimônio e vai beneficiar a nossa população na Defesa Civil, na Guarda Municipal, na área administrativa. Então, são muito bem-vindos e a gente espera estreitar cada vez mais essa parceria com a Receita Federal”, agradeceu o vice-prefeito.
Também estiveram na cerimônia, a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, e o comandante-geral da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, servidores, e o chefe de Gabinete, Ivanildo da Silva, que também agradeceu pela doação. “Em nome da Prefeitura, quero fazer o nosso agradecimento e dizer que faremos a destinação correta de forma a dar ainda mais qualidade de vida a nossa comunidade, e a Receita Federal atuando como Receita Cidadã, fazendo esse trabalho social. É assim que a gente faz a diferença”, disse Ivanildo da Silva.
Conforme explicou o delegado adjunto da Receita Federal, Arthur Leone, antes da doação das mercadorias apreendidas na região, é feito um decreto da pena de perdimento dos bens pelo órgão, para que, por meio da doação, essas mercadorias possam retornar para a sociedade.
“Hoje, realizamos a primeira ação nacional de destinação de mercadorias, evento que ocorre de forma simultânea em várias unidades da Receita Federal inseridas no programa Receita Cidadã, que consiste em dar a destinação sustentável a produtos que ou prejudicam a saúde ou são irregulares, produtos que estão envolvidos com crimes aduaneiros, especialmente contrabando e descaminho, e nós devolvemos, reintegramos à sociedade esses produtos em organizações sociais e administração pública para serem aplicados nas áreas de educação, segurança e outras áreas-chave”, explicou.
Além da Prefeitura, a Receita Federal também fez a doação dos itens para a União Espírita de Vitória da Conquista, Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), Comunidade Aliança Anuncia-me e Instituto Bemmaker.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC