Com uma estrutura tubular que chega a 12 metros de altura e área total construída de 200 metros quadrado, o novo espaço de contemplação e lazer que relaciona a natureza com o sagrado, a Catedral das Flores será entregue oficialmente à população conquistense neste domingo, 30, às 16h.
Localizada nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, o novo espaço contou com um investimento total de R$ 1.047.511,08 oriundo de empréstimo junto à Caixa Econômica com parte do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A obra foi executada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da empresa G3 Polaris Serviços Eireli, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Projetada pelo escritório do Arquiteto Urbanista Jaime Lerner (1937-2021), a Catedral de Flores, junto com o Orquidário Zilda Gusmão, faz parte do projeto urbanístico do Parque Ambiental do Rio Verruga, elaborado em 2019, e que a partir da Lei 2.907/2024, sancionada no dia 19 deste mês, passou a se chamar Parque Municipal Natural do Rio Verruga. O parque, que ficará localizado a partir da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o contorno do Anel Rodoviário, faz parte do programa Cidade Para Pessoas, iniciado na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão e que avança com a prefeita Sheila Lemos.
Além da estrutura metálica que está recebendo uma cobertura de flores da espécie ipomeia rubra, a estrutura conta com bancos para contemplação das flores e também do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécie de flores variadas, uma fonte, iluminação e ladeando as estrutura foram plantadas palmeiras areca bambu, sica revoluta, bougainville bola, jasmin manga e ipês.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC