Prefeitura amplia coleta de exames laboratoriais em 10 unidades de saúde da zona rural de Vitória da Conquista
Poder Saúde

Prefeitura amplia coleta de exames laboratoriais em 10 unidades de saúde da zona rural de Vitória da Conquista

Coleta na USF da LimeiraCom o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população rural aos serviços de saúde, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a coleta de exames laboratoriais em unidades da zona rural desde 2024. Atualmente, são atendidas 10 localidades, cujos exames eram realizados apenas no Laboratório Central (Lacen), situado no Hospital Esaú Matos.

Nas localidades de Inhobim, Bate-Pé, José Gonçalves, Limeira, Veredinha, Lagoa das Flores, Roseira, Lagoa Formosa, Cercadinho e São Joaquim, a coleta já é uma realidade com a visita da equipe do Lacen a cada 15 dias às unidades de saúde dessas localidades.

USF Limeira

Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Maron, são ofertados por visita 30 vagas para os exames. “Nós sabemos da dificuldade que a população da zona rural tem de se deslocar para realizar esse exame aqui em Vitória da Conquista. Então, com isso, nós ampliamos a coleta de laboratório. Nas 10 localidades, as coletas acontecem a cada 15 dias com a marcação total de 30 pacientes, justamente para levar mais acesso à população da zona rural”, explicou Fernanda. Ela também informou que já existem estudos para ampliação desta coleta para as demais unidades da zona rural.

Fernanda Maron

Para a realização desse atendimento na zona rural, a equipe de coleta sai cedo do Lacen para chegar a tempo de coletar os exames que são realizados em sua maioria em jejum. “Nós recebemos da diretoria da Atenção Básica, mensalmente, um cronograma organizado com os agendamentos de cada unidade e a partir dele organizamos nossa visita para a coleta. Praticamente 100% dos exames que são ofertados no Lacen, nós conseguimos a coleta de amostras nestas unidades”, explicou a técnica de enfermagem do Lacem, Cleide Oliveira.

Seguindo este cronograma, nesta quinta-feira (3) a coleta de exames aconteceu na Unidade de Saúde da Família da Limeira. A dona de casa, Shirlei Pereira Santos, de 42 anos, elogiou a coleta de exames na unidade. “Antes, eu tinha que acordar 5h da manhã para chegar ao Lacen, 7h e ainda pagar dois transportes. Agora ficou muito melhor, mesmo morando no povoado de Duas Vendas, vir até aqui é muito mais fácil e eu não pago por isso”, comentou Shirlei, que também ressaltou o bom atendimento da equipe de saúde da unidade.

O agricultor, Joselito Santos de Oliveira, de 70 anos, também aproveitou a facilidade para fazer seus exames. “Eu achei muito melhor do que ter que ir para Conquista. Antes, eu tinha que pagar duas passagens e acordar cedo e aqui, eu posso vir de moto, é pertinho”, explicou.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC