A prefeita Sheila Lemos esteve em Brasília (DF), nesta quarta-feira (30), onde participou do manifesto articulado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Frente Nacional dos Prefeitos pela aprovação de pautas no Congresso Nacional que possam assegurar o aumento e o repasse dos recursos federais aos municípios, que vêm enfrentando uma crise estrutural por conta de perda de arrecadação, inclusive no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Durante todo o dia, a prefeita cumpriu uma extensa agenda de visitas aos gabinetes de deputados e senadores, determinada a buscar apoio para a movimento e solução para os problemas ocasionados pela redução no valor dos repasses.
Segundo a prefeita, que faz questão de enfatizar sua condição municipalista, as prefeituras querem chamar a atenção do governo federal para as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios brasileiros, alguns dos quais têm sido obrigados a escolher entre pagar os salários ou fazer investimentos na saúde e educação, por exemplo. “Como municipalista que sou, meu dever é defender Vitória da Conquista e os demais municípios, porque temos que crescer juntos, de mãos dadas. Não podemos suportar tantas atribuições impostas às prefeituras sem as fontes de custeio”, disse a gestora.
Dos 417 municípios baianos, 301 participam da paralisação nacional. “Tivemos uma grande participação dos municípios baianos. Todos estão sofrendo com as perdas, mas os mais afetados são aqueles que não têm fontes de custeio próprio. É preciso rever o pacto federativo para que as cidades não venham a sucumbir, pois isso acontecendo quem sucumbe é o povo brasileiro, e é por isso que estamos aqui em Brasília procurando os nossos deputados e senadores, a exemplo do deputado Elmar Nascimento, liderança do União Brasil aqui na Câmara dos Deputados”, reforçou Sheila.
Fonte: PMVC | Foto: Ascom/PMVC