Potencial turístico e econômico de Vitória da Conquista é destaque no Festival de Inverno Bahia
Cultura Dia a Dia Poder

Potencial turístico e econômico de Vitória da Conquista é destaque no Festival de Inverno Bahia

Final de agosto, clima frio e gente de todo o Brasil reunida para aproveitar tudo de melhor que Vitória da Conquista tem a oferecer. Foi nesse ambiente aconchegante que a Prefeitura Municipal marcou presença na abertura do Festival de Inverno Bahia (FIB), com um estande dedicado ao potencial turístico e econômico da cidade, além de diversos serviços que garantem a segurança e o bem-estar de todos nos três dias de festa.

Quem passou pelo espaço, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde), pôde conhecer mais sobre (e provar) os tradicionais biscoitos que deram à cidade o título de Capital Estadual do Biscoito, assim como os cafés especiais que compõem a Rota do Planalto da Conquista.

Um grande destaque da noite foi o lançamento da revista “Venha conhecer e viver essa Conquista!”, que apresenta as potencialidades locais com o objetivo de atrair mais visitantes, por meio do turismo e da economia, especialmente nos setores de negócios, gastronomia, esporte e religião. A versão física pode ser encontrada no estande da Prefeitura, enquanto a versão digital pode ser acessada clicando aqui.

A prefeita Sheila Lemos destacou o impacto que um evento de grande porte traz para o município e região, movimentando diversos setores da economia. “O Festival de Inverno faz a roda da economia girar aqui no nosso município. É o comércio cheio, a rede hoteleira cheia, os restaurantes, os bares. O festival aquece toda a cidade. Aquece esse frio maravilhoso nosso, essa cidade que é tão linda”.

A gestora reforçou o convite para que as pessoas conheçam a revista e sigam as dicas de experiências na cidade. “Nós estamos aqui no estande da Prefeitura, com o café e o biscoito, aqui a terra do café e a capital do biscoito, lançando a nossa revista, que apresenta Vitória da Conquista para todo o país. Vale a pena passar aqui, quem está no Festival de Inverno, pegar a revista, conhecer os nossos pontos turísticos pela revista, e depois pessoalmente verificar se isso aqui é realmente verdade. A nossa cidade está linda, a nossa Jóia do Sertão Baiano, a melhor cidade da Bahia para se viver e a mais segura. Vamos assistir ao festival com muita alegria, com muito amor e com muita segurança”, completou Sheila Lemos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, ressaltou a tradição da festa, que já se tornou uma das principais referências quando se pensa na cidade. “O Festival de Inverno é uma das características da economia conquistense, da economia circular da região Sudoeste. Não é à toa que na pesquisa do nosso Plano de Turismo Sustentável, ele foi a segunda maior lembrança, depois do frio da Suíça Baiana. Como a gente não pode levar o frio para os outros lugares, a gente trouxe para esse ambiente do turismo, o café, o biscoito e, principalmente, a vocação turística que essa cidade tem para entretenimento. E aproveitamos esse momento para lançar a nossa revista do Turismo, que vai contribuir para manter essa vocação”.

O coordenador Municipal de Turismo, Segundinho Bezerra, também destacou o preparo da cidade para atender a alta demanda de visitantes atraídos pela festa e que podem conhecer outros atrativos da cidade. “Essa festa traz muita gente de fora, e nós, como Coordenação de Turismo, estamos incentivando essa atividade, desde o turista que chega na rodoviária, no aeroporto, e vai até os pontos estratégicos da cidade, fomentando o comércio, fazendo com que eles conheçam a nossa cultura e os nossos pontos turísticos, que são maravilhosos”.

Também estiveram presentes autoridades de nível local, estadual e nacional, que prestigiaram as atrações e também puderam observar de perto toda a infraestrutura da cidade e a hospitalidade do povo conquistense para a realização de eventos como este. Prefeito de Salvador, Bruno Reis parabenizou a cidade por explorar tão bem a vocação turística e econômica das atividades culturais.

“Essa estratégia dos grandes eventos é fundamental para o fortalecimento econômico. Atrai milhares de visitantes e turistas, dos quatro cantos da Bahia e do Brasil. Você ativa o comércio local, porque as pessoas vão ao salão de beleza, compram roupa nova, vão consumir diversos produtos, e isso faz com que o dinheiro circule na economia. O Festival de Inverno Bahia é um verdadeiro sucesso do nosso estado. O Arraiá da Conquista tem ficado melhor a cada ano, e é isso que faz as cidades desenvolverem sua economia. Parabéns a toda a gestão por estar realizando e apoiando grandes eventos”, afirmou Bruno Reis.

O ex-prefeito de Salvador e ex-deputado federal, ACM Neto, também valorizou a capacidade de Vitória da Conquista para grandes eventos. “É o reflexo, o espelho do tamanho da cidade, da região, da força econômica e da geração de oportunidades de negócios, de atração de pessoas, de atenção da Bahia e do Brasil. Hoje poucos lugares da Bahia teriam condições de fazer um evento desse tamanho como Conquista consegue”. Outras presenças registradas foram a do deputado estadual Leo Prates e do ex-ministro João Roma.

Prefeitura no FIB

Ao longo dos três dias de Festival de Inverno, o Governo Municipal atua em diversas frentes para garantir uma festa tranquila e segura a todos que vão ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A Prefeitura disponibilizou linhas especiais de ônibus para ampliar e facilitar o acesso ao festival utilizando o transporte público. As linhas e os itinerários podem ser conferidas aqui.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) atua com os serviços de varrição e coleta de resíduos nas áreas internas e externas do parque, sempre nos dias seguintes aos shows, logo nos primeiros horários da manhã. Já Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela instalação, montagem e todos os atendimentos no posto médico durante o evento. A Vigilância Sanitária também atua na festa, assim como a equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), cujo atendimento ocorre também nas três noites, com orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e distribuição de preservativos.

O evento conta também com o apoio do efetivo da Guarda Municipal. Em relação ao trânsito nas imediações do Parque de Exposições, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) contribui com equipes do turno para atendimento das ocorrências, além de sete pontos de bloqueios com agentes em regime de escala extra. Ao todo, 20 agentes de trânsito serão disponibilizados para orientar motoristas e pedestres. As vias são fechadas a partir das 17h até o final das apresentações de cada dia.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC