Foi realizada neste sábado (30), no auditório da Unex, a 3ª Conferência Municipal da Juventude. Com o tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, o evento debateu políticas públicas para os jovens e escolheu os delegados que vão representar Vitória da Conquista na Conferência Estadual.
A abertura do evento contou com a participação dos secretários municipais de Educação, Edgar Larry, de Desenvolvimento Social, Michael Farias, entre outros membros do Governo Municipal, além do vereador Alexandre Xandó e do reitor da Unex, Aureliano Tavares. A coordenadora da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Melry Rocha, disse que a conferência é uma oportunidade para ouvir a juventude. “Este ano, a participação foi muito boa, nós tivemos uma grande adesão dos jovens nessa conferência, afinal, são anos sem ela e é o momento de discutir política pública”, explicou.
Após a palestra proferida pelo diretor de Habitação de Interesse Social, Diego Gomes, os conferencistas se dividiram em grupos para debater os eixos I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento da Bahia e do Brasil; II – Parâmetros e Diretrizes das Políticas Estadual e Nacional de Juventude; III – Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas da Juventude; IV – Juventude Viva, Segurança Alimentar e as interseções para a redução de impactos estruturais; V – Sistema Nacional de Juventude (Sinajuv); VI – Política Pública para Lgbtqiap+.
Para a jovem Brenda Alves, de 15 anos, que integra o Núcleo Cidadania Adolescente (NUCA), o evento é uma oportunidade para reivindicar direitos. “Acho importante participar dessas conferências porque é mais um espaço onde a gente tem vez e voz” declarou Brenda. Para Ana Luíza Sousa, de 20 anos, o evento contribui para a luta da juventude. “A juventude está aqui e ela quer ser ouvida”, ressaltou Ana.
Luiz Fernando Alcântara, de 16 anos, um dos escolhidos como delegado de Conquista na Conferência Estadual, ficou muito feliz com a escolha. “Eu estou me sentindo muito honrado. Esse título de delegado está sendo uma coisa muito alegre pra mim porque é a primeira vez que eu recebo esse título e espero lutar pelos nossos direitos de adolescente, porque nós precisamos disso”, comemorou Fernando, que também é integrante do NUCA.
Fonte: PMVC | Foto: PMVC