Pix registra falhas, mas BC descarta ‘instabilidade’
Economia Poder

Pix registra falhas, mas BC descarta ‘instabilidade’

Sistema já está disponível para todos correntistas

Autor: Eduardo Rodrigues, Fabrício de Castro e Felipe Siqueira, do Estadão Conteúdo | Foto: Marcelo Casall Jr/ABr

No primeiro dia de funcionamento efetivo do Pix, a nova plataforma de pagamentos instantâneos, houve relatos de dificuldades para a transferência de valores – a Caixa, por exemplo, chegou a falar em “uma intermitência pontual no serviço” – e de operações não completadas, mas o Banco Central descartou qualquer instabilidade do sistema. Além disso, potenciais usuários admitem ainda ter receio de operar o Pix.

“É importante diferenciar o que é instabilidade do sistema e o que são operações que não foram completadas. Não houve nenhuma instabilidade no sistema. Houve um volume de operações que não foram completadas em um banco ou outro, e monitoramos isso. Pode ter havido um erro na formatação da chave pelo banco. Quando há um volume grande de operações rejeitadas, entramos em contato com os bancos”, afirmou o presidente do BC, Roberto Campos Neto

Após 12 dias de operação restrita, na qual apenas alguns clientes selecionados pelas próprias instituições financeiras puderam testar o sistema, o Pix já está disponível para todos os correntistas. O Pix é um meio de pagamento, assim como os boletos, a TED, o DOC, as transferências entre contas e os cartões de pagamento (de débito ou de crédito). A diferença é que o novo sistema permite que a operação seja feita em qualquer horário e em poucos segundos.

Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel de Pinho de Mello, parte dos erros em operações não completadas ocorreu em tentativas de Pix para conta salário. “Não é possível cadastrar uma chave para conta salário”, explicou ele.

Para Campos Neto, as mais de 73 milhões de chaves já cadastradas em algumas semanas no Pix significam uma adesão maior do que qualquer aplicativo digital já teve no País. “Achamos que a adesão está bastante ampla, tanto de pessoas físicas como de jurídicas. Obviamente, quando o Pix começa a funcionar, a necessidade de fazer parte do sistema aumenta”, afirmou.

No casa da Caixa, o banco reconheceu que enfrentou problemas no início do dia. “A Caixa informa que, no início desta manhã (segunda, 16), houve uma intermitência pontual no serviço do Pix e que as operações impactadas serão automaticamente estornadas, sem prejuízo aos clientes”, afirmou. “O serviço foi normalizado ainda pela manhã e, até o início desta tarde, já haviam sido cadastradas 170 mil novas chaves e realizadas mais de 200 mil operações.”

No final do dia, o BC informou ter registrado ontem mais de 1 milhão de transações, que somaram R$ 777,324 milhões. O valor médio das transações liquidadas foi de R$ 773,43. Para o BC, apesar de o novo sistema ter apresentado problemas no primeiro dia de funcionamento, foram incidentes “pontuais e esperados”.

‘É novo. Fico com receio’
No primeiro dia de funcionamento do Pix, consumidores até demonstraram boa expectativa com a novidade. Mas o tom ainda era de cautela. “No futuro, se esse tipo de transação se concretizar, sim, eu pretendo usar. Mas hoje, que é uma coisa nova, fico com um pouco de receio”, resume a gerente de projetos Carolina Picciareli, de 24 anos.

Segundo o Banco Central, ontem eram mais de 73 milhões de chaves cadastradas no Pix. Também segundo a instituição, são mais de 30 milhões de pessoas físicas, mas apenas pouco mais de 1,7 milhão de empresas – lembrando que cada CPF/CNPJ pode ter mais de um cadastro.

Um dos estabelecimentos em São Paulo que passou a aceitar o sistema logo no seu primeiro dia foi uma padaria tradicional no bairro de Higienópolis. Um dos sócios, Vicente Safon, de 39 anos, afirma que colocou o Pix em operação por acreditar que o modelo pode ser um grande facilitador nos negócios. Ele explica que, com o pagamento instantâneo, dois grandes gargalos podem ser resolvidos.

O primeiro é em relação às taxas e à rapidez do pagamento. “É uma opção muito boa para o lojista, porque você está trocando o dinheiro e o débito, tendo essa opção com menor custo”, disse. O segundo pode parecer mais simples, mas é uma grande dor de cabeça no comércio: troco. Com mais transações digitais, diminui-se a necessidade pelo “troquinho”. “Cheguei a contratar uma empresa para ter moedas. Claro que este serviço deixava as moedas mais caras.”

Mas, no primeiro dia, a utilização do sistema foi bem pequena. Segundo Safon, até houve pagamentos por meio de transferência do Pix para o estabelecimento, mas foi por encomendas, por pessoas que estavam longe do local. “Dentro da loja, ninguém usou ainda. Não teve procura”, afirmou o empresário.

“Eu pretendo usar, confio nas instituições, mas ainda não sei, por exemplo, usar em estabelecimentos. Mas, se alguém me ensinar, eu uso”, disse a radialista Isabella Pulfer, de 34 anos, que estava consumindo na padaria.

Gabriel Nunes, de 25 anos, que possui um salão de cabeleireiro na Rua Augusta, aposta no médio prazo no uso do Pix, já que boa parte de seus clientes não anda com dinheiro ou até mesmo carteira. Geralmente, os pagamentos são via modo digital.

“Decidi colocar o Pix por ser algo novo. Acredito que a gente está em constante evolução. Além disso, pagamento em dinheiro aqui é muito raro. Essa forma nova é mais fácil, ainda mais na pandemia. As pessoas não gostam de colocar cartão na maquininha, acaba sendo exposição ao vírus. É também mais segurança e rapidez, sem taxa, instantâneo”, disse Nunes.

A tenda 1 já foi desativada. A tenda 2 entra em processo de desativação ao longo dessa semana. Conversava com o secretário Leo Prates mais cedo hoje… Estamos com a taxa de ocupação dos leitos clínicos em 52%, dos de UTI em 50%. Isso nos permite ativar o processo de desmobilização da tenda 2 do Wet’n Wild. Mas também quero deixar claro que já temos um plano de contigência caso haja um aumento dessa taxa de ocupação dos leitos de UTI. Já temos 30 leitos que poderiam ser reativados a qualquer instante. 10 no Hospital Municipal, 20 no Itaigara Memorial. O governo do estado também tem o plano dele, focado na possibilidade de caso necessário, a reativação do leito da Arena Fonte Nova. Está por enquanto tudo sob controle. No final de semana a gente passou por um sustozinho, houve um auemtno dessa taxa, mas com as altas dadas e aregulação feita, ela voltou para o patamar de 50%, que é um número a nosso ver confortável, bem administrado. Qualquer necessidade que haja, a gente está pronto para reativar leito. Na última sexta eu anunciei várias flexibilizações, vamos ver como as coisas se comportamm. Não dá para ser tomado pelo otimismo, da mesma forma que não há nenhuma situação extremamente preocupante, ou de alerta vermelho, mas a gente sempre tem que andar com a luz amarela acesa.

Fruto de uma maldade, uma fake news, circulou nas redes uma coisa velha, antiga, sendo atribuída a mim um possível lockdown. Absurdo, isso nunca existiu. Tive que publicar alerta nas minhas redes.