PF realiza ação de erradicação de plantios de maconha na Bahia
Justiça Policia

PF realiza ação de erradicação de plantios de maconha na Bahia

A Polícia Federal, em ação integrada com a CIPE-CAATINGA realizou, na manhã do dia 12/04, a Ação de Erradicação de Plantios e Cannabis sativa Lineu (Maconha) no município de Abaré, região de norte do estado da Bahia, no âmbito da Operação Terra Livre.

Os plantios foram localizados através de levantamentos realizados pela Polícia Federal e Polícia Militar da Bahia em área de difícil acesso, em região de caatinga, próximos ao município de Abaré/BA, totalizando um a área erradicada de 15.200m².

Como resultado, houve a erradicação de aproximadamente 70 (setenta) mil pés de maconha que, prontas para o consumo, produziriam cerca de 21 toneladas de drogas.

O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo. A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta de maconha no mercado consumidor.

Com essas operações consecutivas, as Polícias Federal e Militar contribuem significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado da Bahia e outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos território de drogas dentre outros crimes violentos, geralmente essas ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

Fonte: Ascom/PF | Foto: Ascom/PF