Pesquisa eleitoral de forma irregular é causa de indignação com o partido que esconde a estela.
Eleições Municipais Poder

Pesquisa eleitoral de forma irregular é causa de indignação com o partido que esconde a estela.

A falta de ética do candidato Zé que que esconde a estrela e a sigla mas divulga pesquisa inrregular

Autor: Da Redação | Foto: Divulgação

Muitas são as criticas de velhos eleitores do partido dos trabalhadores em Vittória da Conquista, ao visualizar a campanha do deputado e candidato a prefeito José Raimundo(PT) escondendo a sigla do partido as cores e até mesmo a estrela simbolo maior do PT. “Estou indignado com o acovardamento do candidato José Raimundo, ele escondeu o simbolo e sigla do partido que ajudeia a fundar( NA SUA PROPAGANDA ELEITORAL EM 2020 ) em minha cidade natal” Declaraou um eleitor e fundador do PT em Conquista. E foi adiante na declaração ao jornal impacto quando pediu para não o indentificar. “Meu nome é voto branco neste pleito”. Declarou indignado e disse: Até pesquisa com erros basícos no registro o professor pós graduado esta divulgando NO HORARIO ELEITORAL E IMPUGNADA PELA JUSTICÇA,. Sem margem de erro? Perguntou.
A Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista determinou a suspensão da veiculação dos números das pesquisas eleitorais feitas pelo ‘A TARDE/Potencial Pesquisa’‘ e o Instituto ‘Hoje In data’ na propaganda eleitoral do candidato Zé Raimundo (PT), que integra a coligação “A Conquista do Futuro”. O pedido foi feito pela coligação “O Trabalho Tem Que Continuar”, do candidato Herzem Gusmão.

De acordo com a decisão do juiz eleitoral Cláudio Augusto Daltro de Freitas, da 41ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista, a propaganda eleitoral induziu o eleitor a erro ao ocultar informações determinadas pela norma eleitoral no artigo 78. “Na divulgação de pesquisas, no horário eleitoral gratuito, devem ser informados, com clareza, o período de sua realização e a margem de erro, não sendo obrigatória a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor em erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais”, diz a lei.

A liminar DETERMINA que a campanha de Zé Raimundo abstenham-se de divulgar irregularmente a pesquisa ora impugnada, bem como outras pesquisas/consultas manipuladas, sob pena de multa.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA DECISÃO

JUSTIÇA ELEITORAL
041ª ZONA ELEITORAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA

REPRESENTAÇÃO (11541) Nº 0600060-50.2020.6.05.0041 / 041ª ZONA ELEITORAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA

REPRESENTANTE: O TRABALHO TEM QUE CONTINUAR 10-REPUBLICANOS / 14-PTB / 15-MDB / 19-PODE / 35-PMB / 45-PSDB / 25-DEM, HERZEM GUSMAO PEREIRA

Advogados do(a) REPRESENTANTE: LUCAS MOREIRA MARTINS DIAS – BA34981, EDMUNDO RIBEIRO NETO – BA29396, ADEMIR ISMERIM MEDINA – BA7829, FERNANDA LIMA ARAUJO – BA61938
Advogados do(a) REPRESENTANTE: EDMUNDO RIBEIRO NETO – BA29396, ADEMIR ISMERIM MEDINA – BA7829, FERNANDA LIMA ARAUJO – BA61938

REPRESENTADO: COLIGAÇÃO A CONQUISTA DO FUTURO, JOSE RAIMUNDO FONTES

DECISÃO
Vistos, etc.

Cuida-se de Representação Eleitoral ingressada pela Coligação “O Trabalho Tem Que Continuar” visando impugnar a pesquisa eleitoral divulgada de forma irregular pelos Representados José Raimundo Fontes e a Coligação “A Conquista do Futuro”, no dia 09 de outubro de 2020 em horário eleitoral gratuito no sistema de rádio, uma vez que divulgaram somente os números da pesquisa, sem fazer qualquer referência à margem de erro, contrariando o que preconiza o art. 78 da Res. TSE nº 23.610/2019 e, em razão disso, propagando desinformação acerca do cenário político atual.

Desse modo, solicita o Representante a concessão de liminar para que os Representados se abstenham de divulgar a pesquisa impugnada, bem como qualquer outra pesquisa/consulta manipulada a populares.

Ouvido o Ministério Público, o referido órgão manifestou-se pela procedência da presente representação eleitoral, já que de fato, os dados necessários foram omitidos e a divulgação irregular da pesquisa afeta e desequilibra a igualdade no pleito eleitoral ao induzir o eleitorado a erro.

Esse é o breve relatório, passa-se à fundamentação e decisão da liminar solicitada.

Sabe-se que a pesquisa eleitoral é artifício de suma importância durante o desenvolvimento de uma eleição, sendo relevante instrumento de marketing para as campanhas políticas e servindo como influência para o eleitorado na hora da decisão concreta do voto.

Pois bem, de acordo com o art. 78, da Resolução do TSE de nº 23.600 de 12 de dezembro de 2019:

Art. 78. Na divulgação de pesquisas, no horário eleitoral gratuito, devem ser informados, com clareza, o período de sua realização e a margem de erro, não sendo obrigatória a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor em erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

A princípio, compactuo com o posicionamento exposto pelo Ministério Público, em seu parecer de constante do ID 15030219. Como bem pontuado pelo Parquet:

No caso concreto, trazido ao conhecimento deste Juízo, ao utilizar-se de horário eleitoral gratuito para divulgar que a “Pesquisa jornal a tarde aponta Zé na liderança absoluta das intenções de voto para Prefeito de Vitória da Conquista e a Pesquisa Hoje In data confirma Zé disparado com 9 (nove) pontos de vantagem”, sem esclarecimento devido sobre o período de sua realização e a margem de erro referente a cada pesquisa, a propaganda produzida pelos Representados induziu o eleitor a erro ao ocultar tais as informações, determinadas pela norma eleitoral, as quais seriam aptas a permitir ao eleitorado uma interpretação de forma não-viciada sobre a intenção de voto dos cidadãos conquistenses.

Desse modo, analisando os presentes autos, em juízo de cognição superficial inerente às medidas de urgência previstas no Código de Processo Civil, aplicável subsidiariamente à espécie, nota-se que a liminar solicitada na inicial merece ser acolhida.

Estão perfeitamente caracterizados os pressupostos para sua concessão, quais sejam, a verossimilhança das afirmações iniciais, caracterizada pela comprovação da ocultação dos dados necessários à divulgação da pesquisa eleitoral, uma vez que a propaganda em análise está em desacordo com o que estabelece o art. 78 da Res. TSE nº 23.610/2019.

Patente também o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, já que a continuação da divulgação da pesquisa eleitoral de forma irregular tende a induzir os eleitores a erro durante a eleição que se avizinha.

Desta forma, outra solução não se impõe, senão, a concessão da liminar solicitada.

Posto isso, e por tudo mais que dos autos consta, com fulcro no art. 300 do CPC, aplicável subsidiariamente à espécia, DEFIRO a liminar solicitada para DETERMINAR que os Representados abstenham-se de divulgar irregularmente a pesquisa ora impugnada, bem como outras pesquisas/consultas manipuladas, sob pena de multa.

No prosseguimento, nos termos do art. 18 da Res. TSE nº 23.608/19, NOTIFIQUE-SE a Representada para, querendo e no prazo de 02 (dois) dias, apresentar defesa, sob as penas da lei.

Com a juntada da respectiva defesa ou transcorrido o prazo legal sem a sua apresentação, retornem os autos conclusos.

Intime-se e cumpra-se.

Vitória da conquista, 12 de outubro de 2020.

Cláudio Augusto Daltro de Freitas

Juiz Eleitoral