Indígenas da etnia Pataxó interditaram a BR-367, na altura da Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, na manhã desta sexta-feira (21). O protesto afetou o trecho entre as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Os manifestantes alegaram que o ato era uma forma de apoio aos povos das regiões de Barra Velha e Comexatibá, que estariam sendo marginalizados.
A manifestação ocorre um dia após a Operação Pacificar, realizada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar, no território indígena de Barra Velha.
Durante a ação foram cumpridos quatro mandados de prisão, além da prisão em flagrante de sete indivíduos e apreensão de 11 armas de fogo, incluindo um fuzil calibre 7,62 e uma submetralhadora, além de grande quantidade de munição.
A Polícia Militar acompanhou a manifestação. O trânsito na BR-367 dicou congestionado e os motoristas tiveram que buscar rotas alternativas.
Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) informou que acompanha com preocupação a situação na Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, no extremo sul da Bahia, por meio do seu Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas (DEMED).
“O ministério solicitou informações sobre a decisão judicial e sobre a operação policial deflagrada na manhã desta quinta (20). E espera que eventuais crimes que tenham sido praticados no interior da Terra Indígena sejam esclarecidos e seus autores responsabilizados”, diz trecho do comunicado.
Fonte: BNews | Foto: Reprodução / Redes Sociais