Inaugurado em julho de 2024, o Parque Esportivo José Maria Nogueira Arêas, nome oficial da Vila Esportiva da Lagoa das Bateias, tem transformado a qualidade de vida não apenas da população da Zona Oeste, mas de toda a cidade. Um espaço amplo, arborizado, com estrutura moderna, que recebe atletas amadores, pessoas e famílias inteiras interessadas tanto em se exercitar quanto em aproveitar o ar puro e a paisagem para lazer e contemplação.
A Vila Esportiva faz parte do projeto de revitalização da Lagoa das Bateias, pensada para transformar o local num espaço mais acolhedor e atrativo para a população de Vitória da Conquista e para turistas. Com áreas para a prática de atividades físicas, equipamentos de academia ao ar livre, espaço para caminhada, ciclovia, vestiários, espelho d’água revitalizado, área com gramado, quiosques e pontos de iluminação, o local é frequentado e aproveitado por milhares de conquistenses e visitantes de todas as idades, ao longo de todo o dia. São pessoas que buscam espaço para lazer, convivência, atividades culturais e contato com o meio ambiente.
Importância social e ambiental
Gerente de Esporte e Lazer da Lagoa das Bateias, Jonab Gama destaca a importância do espaço para a Zona Oeste e para a cidade como um todo: “O Parque Lagoa das Bateias acabou com a conversa de que Conquista tinha dois lados, que a Avenida Integração separava a cidade. Talvez seja o espaço mais utilizado hoje em Vitória da Conquista, por pessoas de diferentes bairros”, disse.
Jonab reforça o caráter múltiplo da Lagoa das Bateias, que além de parque esportivo, é uma praça pública e, também, um parque ambiental. “Por ter um paisagismo muito bonito, o pessoal arma até barraca para as famílias, para as crianças. Montam a barraquinha e ficam ali contemplando o pôr do sol, o espelho d’água, os espaços verdes”.
O espaço também recebe estudantes de escolas, tanto para a utilização dos equipamentos esportivos, quanto para recreação e realização de atividades escolares voltadas à natureza e à ecologia. De acordo com Jonab, a Gerência de Esporte e Lazer tem mantido diálogo com a Secretaria Municipal de Educação para que os alunos das escolas municipais próximas à Lagoa das Bateias possam usufruir mais das áreas e equipamentos do parque, por conta da importância do esporte na educação e na inclusão dos jovens.
Incentivo ao esporte e à saúde
Ainda segundo o gerente, a proposta do parque é atender principalmente o público amador da cidade. Para isso, o espaço conta com um campo de futebol society equipado com grama sintética, alambrado e arquibancada, uma quadra poliesportiva, quatro quadras de areia, arena para prática de capoeira, dois quiosques, além da ciclovia, que faz parte do complexo do parque.
Para uso das quadras e do campo, o espaço deve ser solicitado pela população por meio de ofício à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) e à Gerência de Esporte e Lazer. Após o envio, a solicitação é analisada pela gerência e, havendo a disponibilidade de horário, o solicitante recebe um ofício de autorização de uso do espaço requisitado. Os ofícios podem ser encaminhados para os e-mails [email protected] e [email protected], ou serem entregues presencialmente na Sectel (Rua dos Andrades, nº 231, Centro) ou no Estádio Municipal Edvaldo Flores.
Segundo dados da Gerência de Esporte e Lazer, além dos espaços abertos de uso livre, atualmente são oferecidos 80 horários semanais para o campo society, 51 horários semanais para a quadra poliesportiva e 100 horários semanais para as quatro quadras de areia, totalizando aproximadamente 4 mil pessoas que utilizam esses espaços semanalmente.
São contempladas pessoas de diferentes idades, com destacada participação das mulheres, em modalidades como basquete, vôlei de quadra, vôlei de areia, queimada, futsal e futebol society. “É uma oportunidade também para o trabalho de revelar atletas. Já temos inclusive alguns atletas revelados, que usam o espaço para o condicionamento, aprimoramento”, afirma Jonab.
Além disso, já foram realizados mais de 80 eventos especiais no Parque desde a entrega, em julho de 2024, em parceria com diferentes secretarias, além de mais de 60 entidades atendidas para visitação, entre escolas, entidades religiosas, creches municipais, empresas e organizações esportivas, de saúde e associações.
Jonab Gama afirma que o sucesso do Parque Esportivo é comprovado pela alto número de envios de ofício e pela ocupação dos diferentes espaços disponíveis: “Por exemplo, no campo society, durante os finais de semana nós temos jogos das 5h da manhã até 0h15, com um jogo por hora. Fora o período da noite durante a semana e os jogos do Santa Cruz no Campeonato Interbairros, que já tiveram público de mais de 3 mil pessoas”.
O uso do espaço por tantas pessoas durante diferentes períodos do dia garante mais segurança para todos, assim como o suporte oferecido pelo Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal, que também contribui para evitar a depredação e o mau uso dos equipamentos. Além disso, a Gerência de Esportes e Lazer orienta a população que fará uso dos espaços quanto às regras de boa convivência e uso do espaço, como os calçados adequados à prática esportiva, e a proibição de objetos que possam causar lesões, como garrafas de vidro, entre outros.
O espaço também traz fomento à economia, já que a prática esportiva e as atividades de lazer oferecem oportunidades para que vendedores ambulantes e pequenos negócios comercializem seus produtos e serviços, aproveitando o grande fluxo diário de pessoas,
Histórico
A obra da Vila Esportiva do Parque da Lagoa das Bateias foi executada pelo Governo Municipal em parceria com a VCA Construtora, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), e está incluída no maior pacote de obras da história do município: Acelera Conquista.
O Parque Esportivo foi denominado, por meio da Lei n.º 2.931, de José Maria Nogueira Arêas, conhecido como Zé Maria, um dos mais importantes futebolistas e treinadores de Vitória da Conquista, falecido em janeiro de 2023.
A próxima etapa da revitalização da Lagoa das Bateias prevê a instalação da Vila da Família e da Vila Gourmet.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC