Pagamento de salário dos servidores será depois do dia 30, afirma Prefeitura
Conquista e Região Executivo Poder

Pagamento de salário dos servidores será depois do dia 30, afirma Prefeitura

Diferente do que vem sendo propagado em grupos de Whatsapp, com a divulgação de um card de 2022 que fala da antecipação do salário para o dia 21, o pagamento referente ao mês de junho será pago até o 5º dia útil do mês de julho.

A Prefeitura de Vitória da Conquista segue a mudança no processamento da folha de pagamento e na data de pagamento dos salários, em cumprimento ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), instituído pelo Governo Federal e obrigatório para todas as prefeituras brasileiras.

As administrações municipais – não apenas a de Vitória da Conquista – devem inserir no sistema as informações que compõem a remuneração do servidor, à medida em que ocorrem, a exemplo de horas extras, faltas e atrasos. Com e-social, os dados que compõem a folha de pagamento, entre outras informações, não poderão ser inseridos retroativamente, por isso a folha precisa ser fechada no último dia do mês.

Dessa forma, como vem sendo informado pela administração, o pagamento dos salários dos servidores municipais, por força do novo sistema de processamento da folha, terá que ser feito até o 5º dia útil do mês subsequente, como admite a lei. E isso não foi apenas para Vitória da Conquista, e sim para as prefeituras de todo o país.

Até então, o Governo Municipal tem mantido a política de adiantar o pagamento o máximo possível, inclusive antes do 5º dia útil, como ocorreu com o salário de maio, que foi pago no dia 1º de junho.

Portanto, é importante ressaltar que o card veiculado nas redes sociais é fake news, até porque o dia 21 de junho é uma quarta-feira e não terça, como informado no card. A data de liberação do salário é informada aos servidores todo mês, pelo site oficial da Prefeitura, e no Portal do Servidor https://ps.pmvc.ba.gov.br/ .

Fonte: Da Redação | Foto: Ascom/PMVC