Comandado pelo senador Otto Alencar, o PSD segue como o partido com mais prefeitos na Bahia. Ao todo, foram 115 cidades, sete a mais do que no último pleito. Em terceiro lugar, veio o PT, com 49 prefeituras. Para o senador, apesar da derrota em Salvador e grandes centros, como Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista, o resultado das eleições foi favorável para a base do governador Jerônimo Rodrigues.
“A maioria dos municípios foram vencidos por partidos aliados e eu acredito que talvez tenha sido uma das maiores vitórias em termos de números de partidos. É claro que se teve algumas derrotas em municípios estratégicos. Salvador, outra vez. não tivemos um bom desempenho”, disse Otto em mensagem enviada a José Eduardo e exibida na Metropole.
O senador citou cidades como Juazeiro, Itabuna, Alagoinhas, Paulo Afonso, Barra do São Francisco e Bom Jesus da Lapa como importantes vitórias para o grupo. “O equilíbrio das suas forças ficou muito muito bom para o governo”, pontuou. Sobre a derrota de Geraldo Jr., em Salvador, o senador defendeu que o vice-governador estava credenciado para a disputa por conhecer bem a capital.
Otto disse ainda que não acredita que essa eleição tenha sido um espelho para o pleito de 2026, quando a população vai escolher deputados, governadores e o presidente. Mas ele reconhece que esse resultado traz força para o grupo.
“Não tem essa grande influência não. É claro que tem uma base sólida que vai caminhar junto e fica mais fácil, mais claro a possibilidade de uma vitória. Mas tudo isso acontece pelo conjunto da força”, afirmou o senador, citando a importância da unidade de seu grupo.
“Acredito na unidade, o que tem dado tantos pontos positivos e resultados de vitória nas eleições de governo aqui na Bahia, desde que eu voltei à política em 2010. E lá para cá, tivemos quatro vitórias, sendo três deles no primeiro turno e um segundo turno. Essa unidade nossa deverá permanecer e, ao que eu senti e pelo que eu pretendo também, o PSD vai estar sólido na unidade”, finalizou.
Fonte: M1 | Foto: Metropress/Carla Astolfo