Nesta quinta-feira (27), a Guarda Municipal, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Serviços Públicos e Saúde, realizou uma operação conjunta de retirada de barracos na Avenida Integração (baixada do Jurema) e na praça Crésio Dantas, bairro Recreio. Os locais eram usados por moradores em situação de rua, mas no momento da abordagem se encontravam vazios.
Antes da operação, a Guarda Municipal, acompanhada da equipe de abordagem social, fez uma visita preventiva aos locais. Na Avenida Integração foi identificada uma pessoa do sexo masculino, natural de Cândido Sales, inscrita no registro de desaparecidos. Como parte do procedimento, a equipe da Guarda localizou os familiares, informou o paradeiro do homem, e tomou as providências cabíveis para que retornasse ao seio familiar, mas ele se recusou. “É uma pessoa usuária de drogas, mas tem profissão e uma família que estava desesperada para descobrir onde ele se encontrava”, disse o comandante da Guarda.
Na praça Crésio Dantas, o procedimento foi o mesmo. A equipe fez uma visita prévia ao local e orientou o morador a procurar a rede de acolhimento e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na tarde de hoje, o barraco foi retirado do local e a Secretaria de Serviços Públicos procedeu com a limpeza.
- Avenida Integração
- Praça Crésio Dantas
Essa é a terceira fase da Operação “Mãos que Protegem”, que teve início no final de fevereiro, na Avenida Filipinas, em frente à Upa e ao Hospital Regional, já tendo passado também pela Lagoa das Bateias e Avenida Bartolomeu de Gusmão. Segundo o comandante da Guarda, Cristóvão Lemos, a Prefeitura vai intensificar a manutenção nesses locais e a Guarda manterá a fiscalização constante para evitar novas ocupações.
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), oferece serviços como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Adulto, Centro Pop Criança e Adolescente, Abrigo Pernoite e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros disponíveis no município. O Serviço Especializado de Abordagem Social realiza atendimentos todos os dias da semana, inclusive nos domingos e feriados, oferecendo suporte e os encaminhamentos necessários.
A Operação “Mãos que Protegem” tem o objetivo de prestar assistência à população em situação de vulnerabilidade, por meio de abordagens humanizadas, contribuir com a segurança da população, coibir práticas ilícitas e preservar logradouros e patrimônios públicos. A ação intersetorial garante um atendimento adequado e direcionado às necessidades de cada indivíduo envolvido no procedimento.
Após a abordagem e direcionamento das pessoas pelas equipes de Saúde e Assistência Social, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza a remoção dos barracos e outros objetos grandes e inservíveis.
- Após a limpeza
A Guarda tem sua sede localizada na Rua Dom Climério de Andrade, nº 108, bairro Recreio, e atende pelos telefones 153 e (77) 3421-9671, e também pelo e-mail: [email protected].
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC