O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) enviou nesta segunda-feira (30) cartas a praticamente todos os donos de usinas termelétricas do país solicitando a maximização da disponibilidade de geração e prontidão das usinas para garantir o atendimento eletroenergético caso seja necessário o despacho para atendimento da demanda nos próximos meses.
A MegaWhat apurou que o pedido do ONS foi direcionado aos donos das térmicas de todos combustíveis, incluindo gás, óleo, carvão, biomassa e nuclear. Ao todo, mais de 40 empresas receberam o comunicado, entre elas Petrobras, Eneva, Âmbar, GNA, Neoenergia, Eletronuclear, Copel, entre outras
A recomendação também é para que os agentes sinalizem ao ONS eventuais postergações de paradas, permitindo ajustes no planejamento da operação. O objetivo é evitar que, em um momento de emergência, o despacho de determinada usina não possa ser cumprido por indisponibilidade de recursos.
O Operador prevê um déficit de potência da ordem de 4 GW para os próximos meses, conforme antecipado pela MegaWhat e confirmado pelo operador no PMO (Programa Mensal da Operação) semana passada.
Fonte: Metro1 | Foto: Divulgação/GNA