A Human Rights Watch (HRW), uma das principais organizações não governamentais do mundo, acusou os Estados Unidos de manipulação política e mentiras, no relatório anual sobre violação de direitos humanos em várias nações do mundo, inclusive no Brasil. O relatório foi divulgado pelo governo americano nesta terça-feira (12).
Segundo a HRW, o Governo Trump ignorou, no relatório, violações de países de mesmo alinhamento, como El Salvador, Hungria e Israel. Já em países que tem governos desalinhados com a Casa Branca, os dados manipulados tem piora do cenário.
“O novo relatório de direitos humanos do Departamento de Estado é, em muitos aspectos, um exercício de encobrimento e enganação. O governo Trump transformou grande parte do relatório em uma arma que faz os autocratas parecerem mais palatáveis e minimiza os abusos de direitos humanos que ocorrem esses lugares”, afirmou a diretora do HRW, Sarah Yager.
A ONG considera que a credibilidade do relatório anual foi posta em cheque, com a exclusão de violações de direitos de mulheres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos, presentes em relatórios anteriores. “Categorias inteiras de abusos foram apagadas, enquanto graves violações de direitos por governos aliados foram encobertas”, completou.
Fonte: Metro1 | Foto: Official White House/Daniel Torok