Novos técnicos em Enfermagem do bloco neonatal do Esaú Matos passam por qualificação para integrar equipe
Poder Saúde

Novos técnicos em Enfermagem do bloco neonatal do Esaú Matos passam por qualificação para integrar equipe

Os novos técnicos em Enfermagem, admitidos por meio de seleção pública para atuar no Bloco Neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos — que reúne a UTI, a semi-intensiva e o alojamento canguru — participaram, na última terça-feira (12), de um treinamento intensivo no auditório da unidade. A qualificação, promovida pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), teve como objetivo preparar os profissionais para desempenharem suas funções com excelência no cuidado aos recém-nascidos.

Essa capacitação busca englobar o conhecimento que os técnicos admitidos já tinham com os necessários para adaptarem-se à rotina de um bloco neonatal do porte do Esaú Matos. Segundo Lorena Gonçalves, uma das coordenadoras do Bloco Neonatal, os colaboradores precisam se adequar aos Procedimentos Operacionais Padrão, ao modo de lidar com bebês tão frágeis, que exigem ampla humanização no trato do dia a dia. Pelo menos cinco ilhas de conhecimentos foram preparadas para esse treinamento intensivo, e em cada ilha foi abordada uma série de procedimentos, dos quais são realizados dentro de UTI neonatal, semi-intensiva e alojamento canguru.

“Com essa equipe que estamos capacitando para se adequar ao nosso serviço, vamos garantir a continuidade do trabalho de excelência que já realizamos na assistência aos recém-nascidos. É um desafio diário e, por isso, quanto maior o número de profissionais qualificados dentro das especificidades necessárias, melhor será o serviço prestado à comunidade de Vitória da Conquista e região”, declarou Lorena.

Dentre os temas discutidos e praticados, estiveram a admissão do bebê na unidade de terapia intensiva, reanimação neonatal, monitorização e controle hídrico, aleitamento materno, ordenha e armazenamento do leite cru, administração de dieta por diferentes vias, além de cuidados e situações especiais com recém-nascidos dentro de uma UTI.

A técnica em enfermagem, Liliam Tenório, uma das profissionais que participou da capacitação, reforçou a importância do treinamento para assumir a função: “Achei muito proveitoso o curso, porque é muito importante entrar em uma unidade ao qual você está sendo bem recebido, e que se preocupa com a sua preparação para assumir um cargo. Me sinto grata e mais preparada ainda, desde quando entrei para a equipe do bloco neonatal”.

A também coordenadora do Bloco Neonatal, Alda Nery, ressaltou que a chegada dos novos integrantes e a realização do treinamento trarão resultados muito favoráveis: “Vai ter um impacto muito positivo! Porque a gente segue uma diretriz de dimensionamento de pessoal. E, quando trabalhamos com um percentual adequado de profissionais, isso impacta diretamente na qualidade da assistência prestada aos nossos pequenos pacientes”, destacou a coordenadora, que também foi mentora do curso.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC